As agências bancárias de todo o país ficarão fechadas nesta terça-feira (15), quando se celebra o Dia da Proclamação da República. No dia seguinte, o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as localidades que não tiverem feriados municipais.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas com vencimento em 15/11/22 poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem cobrança adicional de multa e juros – a data é feriado nacional e, portanto, não é considerada dia útil para fins de operação bancária.
“Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking”, destacou a entidade.
Em comunicado, o diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, ponderou que os impostos costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Faria ressaltou que “os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”.
Para pagar contas, conferir saldo ou extrato e transferências podem ser feitas por meio de internet banking, mobile banking e caixas. Outras opções para quem precisar de atendimento bancário no feriado são o banco por telefone ou correspondente bancário. (g1)