Após liminar decretando afastamento de diretores, Petrape tem nova administração

0
(Foto: Blog do Banana)

A Vara da Fazenda Pública de Petrolina concedeu uma decisão liminar decretando o afastamento do presidente, José Vieira, e outros três membros da Associação dos Amigos do Petrape. A medida foi tomada em resposta ao pedido feito pela 2ª Promotoria de Cidadania do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que moveu uma Ação Civil Pública de Improbidade.

De acordo com os fatos apurados na investigação do promotor do Patrimônio Público, Carlan Carlo da Silva, esses integrantes da associação teriam utilizado o erário oriundo de convênio com o município. O dinheiro era usado para pagamento de acordos simulados em ações trabalhistas fraudulentas. As operações teriam ocorrido na época em que o grupo era responsável pela execução do Programa Nova Semente.

Reunião busca definir solução

Como resultado disso, uma reunião virtual foi realizada no dia 18 de junho. O objetivo era buscar uma solução para a manutenção dos repasses feitos pelo município ao Petrape e Casa Anjo, entidades administradas pela Associação. Isso porque a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) não poderia renovar convênios para acolhimento institucional de crianças e adolescentes em risco social, enquanto as pessoas acusadas de desvio de recursos públicos permanecessem na direção da entidade.

Na oportunidade, participaram a promotora da Infância e Juventude, Tanúsia de Santana da Silva, do Juiz da Vara Infância e Juventude, Marco Bacelar e o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, além de José Vieira, presidente do Petrape.

Negativa

Em entrevista ao Nossa Voz na manhã de hoje (08), o secretário, Jorge Assunção, relatou trechos da reunião, onde um impasse se estabeleceu. Vieira não aceitou a requisição de licenciamento do cargo de forma temporária, a fim de permitir a renovação do convênio com a prefeitura. O promotor, Carlan Carlo, então, buscou o cumprimento da medida judicialmente.

Assim, os demais integrantes da Associação Amigos do Petrape se reuniram para a escolha na nova diretoria. A ata dessa eleição está sendo publicada em cartório. A previsão é que nas próximas horas o documento seja encaminhado à SEDESDH para manutenção dos convênios celebrados com a entidade.