Convênio entre a prefeitura de Petrolina e o MDR traz pioneirismo tecnológico para o desenvolvimento da cidade

0
Da esquerda para a direita: Igor Calvet (ADBI), Miguel Coelho e Tiago Queiroz, secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano. (Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

Foi publicado na tarde desta quinta-feira (13), o decreto que institui o Programa Sandbox. A partir dele será possível a criação do Laboratório Vivo, que tem sua primeira etapa em teste na cidade nas áreas de mobilidade urbana, com os semáforos inteligentes e na área de segurança pública com a instalação de câmaras de reconhecimento facial.

Com o Programa Sandbox e as parcerias firmadas com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, será montada uma hub de inovação tecnológicas para cidades inteligentes com a expectativa de aprimorar a realidade local.

“É um dia muito importante, já esta semana no quesito tecnologia, Petrolina tem se destacado bastante. Através da RIDE Econômica, nossa cidade e a vizinha Juazeiro foram beneficiadas com a rota TIC, Tecnologia e Inovação, do Ministério do Desenvolvimento Regional. Agora estamos assinando com ABDI o primeiro Laboratório Vivo do sertão brasileiro, o primeiro na área urbana do Brasil. Então isso coloca Petrolina no pioneirismo, na liderança da inovação, na liderança da tecnologia” ressaltou o prefeito Miguel Coelho.

Hub

Além das melhorias no cotidiano urbano, o decreto publicado hoje ainda a importância de criar esse espaço de inovação (hub) voltado principalmente para empreendedores criarem serviços ou produtos transformadores. “A gente vai ter uma área determinada da cidade que é livre regulamentação, ou seja, livre de amarras burocráticas. Então, as empresas de base tecnológicas vão poder trazer os seus protótipos, as suas inovações e testar aqui em Petrolina. E a gente vendo o resultado, dando certo ou errado, eles vão poder avançar para uma escala comercial. A cidade vai receber investimento em tecnologia, capital humano, as parcerias que essa frente vai poder desenvolver junto com o Instituto Federal, junto com a Univasf, Facape e com as próprias empresas do setor tecnológico”, planejou o prefeito.

Ao Nossa Voz, o secretário nacional de mobilidade e desenvolvimento regional e urbano, Tiago Pontes Queiróz, ressaltou o pioneirismo de Petrolina nesse processo. “A cidade é uma das pioneiras. Existe um projeto-piloto também pela ABDI em Foz do Iguaçu, mas Petrolina será pioneira nesse sentido. Pernambuco terá mais uma cidade em breve, mas com certeza, o prefeito Miguel está pilotando esse pioneirismo na tecnologia da informação”.

Etapas

De acordo com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Calvet, inicialmente foram investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões. Agora o Ministério do Desenvolvimento Regional destinou mais R$ 5 milhões para efetivação do programa.

“A primeira etapa foi fazer um teste aqui perto da prefeitura na área de mobilidade e segurança, que envolve os semáforos inteligentes, envolve também a colocação de câmeras para reconhecimento facial. São tecnologias para a mobilidade urbana e segurança pública. Numa segunda etapa nós já vamos, provavelmente no próximo mês, com as luminárias inteligentes, com led, que poderão inclusive fornecer wi-fi, ou seja, internet nessas áreas cobertas. Então, é um projeto bastante interessante, bastante amplo, que contemplará várias áreas aqui para a população de Petrolina”, assegurou.

O que prevê o projeto

Segundo o texto encaminhado pela assessoria de comunicação da prefeitura de Petrolina, agora, a ABDI iniciará as instalações para criação do laboratório vivo de Cidades Inteligentes. No projeto, está prevista a criação de um centro de comando e controle (CCO). A partir disso, haverá a instalação de sistemas inteligentes que incluem semáforos, iluminação pública, câmeras de alta definição e softwares de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas de veículos.

Posteriormente, empresas poderão utilizar a infraestrutura criada para demonstrar e testar novas tecnologias. A proposta inclui veículos compartilhados como bicicletas, carros elétricos, monitoramento climático e meteorológico, hidrômetros e lixeiras inteligentes, monitoramento e atuação por drones, geração de energia solar, entre outros.

Assim como informou o prefeito Miguel Coelho, Petrolina foi escolhida para fazer parte da Rota de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). A cidade destaca-se também por ter o melhor índice de saneamento básico do Nordeste. Além disso, tem tamanho e porte similar a diversos municípios brasileiros, o que dá a esse ambiente de demonstração um alto potencial replicador.

O ecossistema de inovação da região é formado por universidades públicas, instituto tecnológico e faculdades particulares. Grande parte destas instituições são voltadas à área de tecnologia. O setor produtivo local conta também com 112 empresas de tecnologia com possibilidades de ampliação deste mercado.