Covid: Notificado e sem testagem, rapaz é liberado para trabalho e descobre contágio após teste pago pela empresa

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(Foto: Reprodução)

No dia 04 de julho, Edílson Barbosa do Nascimento e sua esposa, Edvânia de Sales Freire, apresentaram febre, dores de cabeça e no corpo. Acreditaram ter contraído a dengue e seguiram com suas rotinas normais. Porém, três dias depois, esses sintomas se agravaram em Edvânia e por isso, o casal procurou o posto de saúde da Vila Marcela, referência para o Residencial Vivendas, onde eles residem. Lá passaram por atendimento e encaminhamentos para exames. Alguns foram feitos na rede particular.

Mesmo assim, o profissional de saúde fez a notificação por suspeita da Covid-19, mas não houve testagem. Então, eles optaram pelo isolamento social e após alguns dias, observou-se que não apresentavam mais sintomas. Portanto, foram liberados para retorno ao trabalho.

Entretanto, a empresa onde trabalham não aceitou o retorno sem nova testagem. A investigação foi custeada pela empresária e através dela constatou-se que Edílson ainda estava com o coronavírus. Os dois filhos também fizeram a testagem em um laboratório privado e o mais velho também apresentou o contágio. Assim, estão pai e filho isolados em um quarto da casa.

Falta de assistência

Ao Nossa Voz, Edilson relatou estar desassistido pela Secretaria Municipal de Saúde. “Por uma boa ação da minha patroa, quantas pessoas eu não evitei de infectar no meu trabalho? Meus colegas e até clientes. Isso pode deficiência de profissionais da saúde. Hoje, já estou no 14 dias de sintomas e a secretaria de saúde nem sequer um telefonema deu para saber nada. Não está nos dando nem um tipo de assistência. Não vei ninguém aqui nem para falar qual tipo de procedimento que devemos tomar”, relatou confirmando que a SMS foi informada pela empresária sobre a situação da família.

O blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da pasta que repassou as informações a seguir:

A Prefeitura de Petrolina informa que o casal vinha sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde, contudo as testagens não são agendadas por meio do posto de saúde, e sim pela central localizada na própria Secretaria de Saúde. O agendamento não aconteceu por dificuldade na comunicação entre a secretaria e os pacientes, por conta da rede de telefonia, que no Residencial Vivendas é precária. Esse problema, infelizmente, acabou impossibilitando a testagem em tempo oportuno. Apesar do contratempo, toda a família será acompanhada pela Secretaria de Saúde, que irá testar todos que apresentarem sintomas. Dúvidas devem ser tiradas por meio da sala de teleorientação no site petrolina.tisaude.com ou através do telefone 87 98841-0800.

Ascom PMP