Drive thru da Inclusão marca programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Petrolina

0
(Imagem: Apae Brasil/Divulgação)

Até o dia 28 de agosto, a Apae de Petrolina realiza a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com o tema “Alcançar o protagonismo é vencer os desafios da inclusão”, a instituição incentiva a quebra de barreiras e o desenvolvimento de habilidades. Por conta da pandemia, as atividades acontecem de forma remota, mas com o mesmo carinho e cuidado característicos dos seus colaboradores.

Inicialmente, os alunos assistiram através de transmissão online conteúdos curriculares com atividades que auxiliam na superação, empoderamento e outros conhecimentos que fortalecem a luta pelos seus direitos e a inclusão social.

Já nesta sexta-feira (21), para marcar a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla haverá um drive thru no lado externo da Apae, com informações sobre a importância de vivenciar os temas abordados junto com os familiares e toda a sociedade. De acordo com os organizadores, será um momento de muito colorido e alegria, conscientização e parceira.

Entre 24 e 28 de agosto, os professores enviarão vídeos para os alunos, dando continuidade aos conteúdos que promovem o empoderamento. Entre os temas abordados estão o incetivo a leitura, conhecimentos matemáticos e de pensamento lógico, inclusão, fortalecimento do apoio familiar, além de exemplos de pessoas com deficiência que superam obstáculos no dia a dia.

Histórico

A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 185/2015, aprovado no Senado no dia 12 de dezembro de 2017. O projeto, proposto pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), formaliza uma data que já celebrada por entidades e associações há décadas.