Estudante aponta incoerência na negativa de descontos e convoca categoria para carreata de protesto

0
(Foto: Ascom Facape/Divulgação)

Neste sábado (11), estudantes da Facape e faculdades privadas de Petrolina realizam uma nova manifestação. A concentração está marcada para as 14h, na orla da cidade. No percurso estão incluídos os endereços dessas instituições, além do Ministério Público e Prefeitura de Petrolina. O objetivo é sensibilizar as autoridades competentes sobre a necessidade de redução das mensalidades durante o período de pandemia.

De acordo com Erick Fernandes Leal, aluno do curso de Direito da Facape, os descontos anunciados até o momento não são suficientes para garantir a adimplência junto às unidades de ensino. Na Faculdades de Ciências Aplicadas, foi anunciado recentemente uma redução de 6,5% no valor das mensalidades, além dos 12% já repassados para quem faz o pagamento até a data de vencimento. “O desconto irrisório e não corresponde a realidade que vivemos no momento”, explicou o estudando ao Nossa Voz desta sexta-feira (10).

Empurra- empurra

Ainda segundo Leal, a categoria buscou dialogar com a direção, mas se viu dentro de um jogo de empurra-empurra entre a Prefeitura de Petrolina e Facape. Lembrando que a faculdade, apesar de cobrar pelos cursos ministrados, é uma autarquia municipal. “Buscamos o diálogo desde o princípio com a faculdade. Recebemos como resposta que o impasse seria resolvido com o prefeito. Na prefeitura, fomos informados que a situação seria resolvida apenas com a Facape. O presidente da autarquia deixou os estudantes desamparados”, lamentou.

Ministério Público

Para resolver o impasse, os estudantes estão buscando o Ministério Público para que possa atuar nessa reivindicação. Inclusive, alguns requerimentos já foram feitos ao órgão.

Além disso, Erick ainda revelou que, até quem busca renegociar débitos está encontrando dificuldades. “A Facape tem burocracia, já há algumas faculdades particulares estão facilitando. Mas não são todas. Há algumas que aumentaram os valores da mensalidade e da sua matrícula, agora, para o novo semestre. Isso em tempos de pandemia. O que temos cobrado é justamente empatia. Temos buscado o diálogo, o respeito aos direitos do aluno. Porque nós contratamos o ensino presencial. O que as faculdades têm oferecido são ensinos EAD ou remotos. A gente contrata X, recebe Y e tem que pagar por X. Acho que isso é uma falta de respeito com o corpo discente de Petrolina”, completou.

Incoerência

Por outro lado, alunos novos estão sendo atraídos por facilidades negadas aos veteranos, segundo Leal. O estudante aponta incoerência. “A direção alegou impossibilidade de renúncia de receita, mas, anuncia facilidades para os novos alunos que ingressarem na instituição. Enquanto nós veteranos estamos na luta para pagar a mensalidade em dias”, relembrou.

Por fim, ao encerrar sua participação no programa Nossa Voz, Erick reforçou o convite aos alunos da Facape e faculdades privadas. “Vamos fazer dessa luta uma marca para a nossa história”.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Facape vai manter os descontos já anunciados, concedidos mensalmente.