Perfil do Instagram que criticava governo Josimara Cavalcanti em Dormentes vira alvo da Polícia Civil

0
(Foto: Reprodução)

A Polícia Civil do Estado de Pernambuco deflagrou nesta sexta-feira (03) nos municípios de Dormentes e Petrolina a Operação Xeque Mate, que tem como objetivo inibir e coibir a prática de crime cibernético. Segundo a PC, foram feitas seis vítimas de Dormentes, entre eles funcionários públicos efetivos e dois membros do poder legislativo municipal.

A investigação começou em meados do mês de agosto do ano passado, após a criação de e_mail: dormentada@outlook.com, e do perfil Coxinha_Cabueta_Dormentes no Instagram. Foram identificados IP, cadastro do servidor e um dos manipuladores do perfil, na realidade era responsável por alimentar a página. Segundo a denuncia, informações postadas tinham cunho difamatório, calunioso e injurioso. Apesar das críticas políticas feitas no perfil, elas não foram objeto da investigação.

Ao longo dos quatro meses, a política identificou que a motivação das condutas criminosas eram políticas, onde membro apoiador da Oposição ao governo municipal, com auxílio de outros, atacavam membros da Situação, que integram o grupo da prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti. Segundo a Polícia Civil, um empresário do ramo de refrigeração veicular alimentava o perfil “Coxinha_cabueta_dormentes” do próprio celular.

Foram cumpridos de mandados de busca em endereços ligados ao suspeito. Na operação foram apreendidos celulares, computadores, equipamentos do uso de transmissão de sinal de internet e remédios diversos (no supermercado).

Além do homem apontado como manipulador do perfil, ainda estão sendo investigadas outras pessoas, que se associarem a mais de três responderão ao crime de Associação Criminosa, além dos crimes de calúnia, injúria e difamação em sua forma continuada. Ainda segundo a PC, existe a possibilidade de representação pela prisão temporária, com a identificação dos outros responsáveis pelas condutas criminosas, caso a investigação perceba alguma manobra para apagar provas ou risco de fuga.