Prefeitura de Petrolina proíbe comércio não essencial a partir de segunda-feira (13) e adota ivermectina

0
(Foto: Arquivo/Reprodução)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, endureceu as medidas para prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. O gestor anunciou, no início da noite desta sexta-feira (10), um novo decreto que determina o fechamento do comércio e de serviços não essenciais. A medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (13)e tem validade de 15 dias. O anuncio foi feito através de uma live transmitida pelo perfil  de Coelho no Instagram.

De acordo Miguel, a decisão é resultado da análise feita pelo Comitê de Combate ao Corovírus de Petrolina. Os estudos indicam os casos aumentaram devido ao descumprimento do isolamento social no período de festividades juninas. As quedas de temperaturas registradas na cidade também foram levadas em consideração

Sendo assim, o fechamento do comércio foi adotado novamente. “Petrolina não está em colapso. Há vagas no sistema de saúde. Mas, estamos adotando essas medidas para evitar que tenhamos a rede pública totalmente ocupada, jogando foram todo um trabalho preventivo que foi feito”, ressaltou Miguel Coelho. Além disso, existe ainda o fato de que esses pacientes estaão apresentando mais sintomas da síndrome gripal.

Por fim, a internação de pacientes vindos da Bahia, reforça a preocupação com o sistema de saúde. Segundo o prefeito de Petrolina, 20% de UTI dos leitos do Hospital Universitários estão ocupados com moradores de cidades baianas. “Sabemos que SUS não pode se negar a atender ninguém”, reconheceu.

Rede de atendimento

Ainda durante a transmissão, o gestor detalhou as ações empreendidas até o momento para assistência dos pacientes da covid 19 como o Hospital de Campanha Monte Carmelo. Os leitos de UTI implantados no Hospital Universitário e o aporte financeiro para que o HU possa contratar profissionais para atuarem na ampliação das unidades de terapia intensivas que serão montadas com os equipamentos enviados pelo Governo do Estado, também foram elencados.

Nos próximos dias, também entrará em funcionamento um Centro de Saúde para assistência aos infectados pela covid 19. A Ame Servidor, no Centro da cidade, foi o ponto escolhido para funcionamento.

Miguel também anunciou a compra de mais 50 mil testes investigação dos casos positivos na cidade.

Ivermectina

Prefeito de Petrolina confirmou que a cidade vai adotar o protocolo de prevenção da síndrome respiratória aguda grave com prescrição da ivermectina para pacientes confirmados da covid 19. Uma licitação feita recentemente garantiu a compra da medicação que deve chegar a cidade nos próximos 15 dias.