Petrolina tem cinco candidatos a prefeito; saiba quem são e o que diz a Lei eleitoral

0
As fotos dos candidatos foram encaminhadas pelas suas respectivas assessorias de comunicação.

Agora é para valer. As cinco candidaturas à prefeito de Petrolina foram aprovadas nas convenções partidárias e seguem para registro junto a Justiça Eleitoral, como prevê o calendário instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral. A partir de hoje é proibido às emissoras de rádio e televisão:

  • Veicular propaganda política;
  • Divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou com a variação nominal por ele adotada. Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro (Lei nº9.504/1997, art. 45, VI)

Os candidatos oficializados nesse período, por ordem convenção realizada, foram:

  • Dr. Marcos Heridijânio (PSOL)
  • Gabriel Menezes (PSL)
  • Miguel Coelho (MDB)
  • Odacy Amorim (PT)
  • Júlio Lóssio Filho (PSD)

Entre as cinco postulações apresentadas, quatro já divulgaram a chapa completa. Gabriel Menezes apresentou uma chapa puro sangue, com o líder comunitário e comerciante da zona Norte de Petrolina, Messias Rodrigues (PSL) na vice. Miguel Coelho apostou no ex-secretário de Governo e Agricultura da sua gestão, Simão Durando (DEM). Odacy Amorim conquistou a composição o PCdoB, que retirou a pré-candidatura a Prefeitura de Petrolina e indicou o radialista, Vinícius de Santana (PCdoB), para a vice na chapa petista. Por fim, Júlio Lóssio Filho, manteve o nome guardado a sete chaves e apenas na convenção realizada ontem revelou a ex-secretária de meio ambiente da gestão do seu pai, Denise Lima (PSD), como sua candidata a vice-prefeita.

Já Psol, apesar ter sido o primeiro partido a realizar a confirmação do candidato a prefeito, apresentou hoje (17) o nome do co-prefeito (denominação escolhida pela legenda) de Marcos Heridijânio. Trata-se de Bruno, integrante da Unidade Popular. A escolha ocorreu ontem, em convenção.

Findada essa primeira etapa de oficializações, os diretórios municipais tem até o próximo dia 26 de setembro para registrarem as chapas majoritárias e proporcionais junto a Justiça Eleitoral. No dia 27 de setembro começa a propaganda eleitoral, inclusive na internet.