Petrolina tem mais de 200 confirmações da Covid 19 em quatro dias e prefeito pode endurecer medidas de prevenção

0
(Foto: Reprodução Instagram)

Uma reunião multissetorial deve nortear novas decisões da gestão municipal acerca das ações necessárias para achatar a curva de contágio em Petrolina. Em suas redes sociais, o prefeito, Miguel Coelho, anunciou que na manhã de hoje (10) os integrantes do Comitê de Combate ao Coronavírus vão buscar soluções para essa situação. Só esta semana, entre segunda e quinta-feira a cidade registou 212 casos positivos.

“Desde o início da pandemia vocês tem acompanhado as diversas ações que a prefeitura tem adotado. Uma delas é junto ao nosso comitê de combate ao coronavírus. Temos nos reunido semanalmente para analisar todos os dados. Essa semana ligou um alerta: tanto o número de casos quanto a taxa de ocupação tem crescido de uma forma mais rápida, se comparado com semanas anteriores”, reforçou Miguel.

Por isso a urgência em determinar as mudanças. “Vamos fazer uma reunião estratégica e multissetorial na manhã desta sexta-feira para que possamos analisar e decidir se será necessário tomar alguma medida mais rígida e restritiva, para que possamos priorizar a saúde e o bem estar coletivo de toda sociedade”, revelou Coelho, no vídeo publicado em seu Instagram.

Taxa de ocupação preocupa

Em números gerais, ainda há muitos leitos intermediários destinados a pacientes com a covid-19. Porém, quando partimos para especificidades no atendimento, como por exemplo, nos casos de gestantes e crianças o número de internados ultrapassa a capacidade estabelecida.

Por outro lado, a preocupação maior está nas Unidades de Terapia Intensiva. No Hospital Universitário, por exemplo, dos 20 leitos disponíveis, 15 já estão ocupados com pacientes em estado grave. Na rede privada 29 estão sendo utilizados por pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

“Não queremos que os leitos de UTI fiquem 100% ocupados, muito pelo contrário, queremos garantir que sempre tenha vaga para que aqueles que vão precisar, possam ter um tratamento de saúde digno e necessário para poder salvar vidas. Por isso, a gente reforça, todos juntos, a gente vence o corona”, ressaltou o prefeito de Petrolina.