Rede de Monitoramento de Meteoros vai investigar fragmentos que caíram em Santa Filomena

0
(Foto: Arquivo pessoal)

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), vai investigar os meteoritos que caíram no interior de Santa Filomena, no Araripe, na manhã dessa quarta-feira (19). A organização, através do diretor técnico Marcelo Zurita, confirmou tratar-se de um meteoro apontando ainda que o evento é muito raro e que no Brasil.

De acordo com os dados repassados ao Nossa Voz da VPFM, essa é a 74ª evento dessa natureza, que será chamado de ‘Meteoro Santa Filomena’.

Com o objetivo de abastecer pesquisadores com dados científicos, dois dos principais membros da equipe brasileira, Elizabeth Zucolotto e André Moutinho, estarão na cidade nos próximos dias para consultar as pessoas que guardaram os fragmentos. Eles serão analisados a partir de suas rupturas, nas estações de monitoramento da Rede.

“Sem sombras de dúvidas foi um meteoro. A gente conseguiu captar imagens a partir do clima no Brasil. As pedras encontradas são meteoritos, restos de rocha espacial que atingem a terra. O que é mais raro neste caso, é o fato dele ter caído durante o dia, com sol forte e ter atingido uma residência. É possível afirmar, com certeza, que pessoas num raio de até 50 KM devem ter ouvido barulho de explosão. Foi o que aconteceu com mais intensidade em Santa Filomena”, explicou Zurita.

Para a população que presenciou ou ouviu o barulho, foi um grande alarde. As pessoas estavam amedrontadas, por causa do impacto causado pelo deslocamento da rocha. O barulho foi ouvido por moradores de várias cidades, como Ipubi, Granito, Trindade, Ouricuri, Santa cruz, Santa Filomena e Dormentes.