Secretária de Saúde rebate vereador que a acusou de trazer Covid 19 para Cabrobó

0
(Foto: Mário Souza/GRFM Cabrobó)

Ainda em recuperação depois de testar positivo para Covid-19, a Secretária de Saúde de Cabrobó, Ocineide Torres, participou por telefone do Programa Nossa Voz da GRFM 100,3 nesta quinta-feira (18). A gestora respondeu às acusações feitas pelo vereador Marcos de Neuma (MDB), que durante a Sessão da Câmara Municipal realizada na última segunda-feira (15), afirmou que a gestora teria convocado uma servidora, que deveria estar de quarentena, para uma reunião. A consequência disso, segundo o parlamentar, é que nesse encontro vários profissionais teriam sido infectados.

Ao Nossa Voz Meio Dia, Ocineide Torres confirmou o evento da Diretoria da Associação Agentes Comunitários de Saúde, mas não partiu dela a convocação para que a funcionada comparecesse. “A verdade é que não existiu a reunião com 40 pessoas. Segundo os protocolos do Estado e do Ministério Da Saúde, os encontros só podem reunir, no máximo, dez participantes. Houve sim uma reunião convocada por mim, com a Diretoria da Associação. A profissional mencionada pelo vereador foi chamada pela presidente. Os outros foram por convite pessoal da diretoria. Eu fui tranquila, fui para um diálogo e não para uma guerra e não podia proibir ninguém de estar nessa reunião” explicou.

Quanto as capacitações presenciais com servidores da saúde, onde supostamente poderia ter havido outras contaminações, Torres relatou que quando elas acontecem, seguem protocolos de higienização e distanciamento. “Tenho todas as provas em livros de atas, com a assinatura dos presentes, comprovando de que não ultrapassamos as dez pessoas na sala. Foram montadas divisórias e cada bancada utilizada foi higienizada. Cada profissional usou uma. Distanciamento de 1,5 m de cada bancada, com uma cadeira impedindo o acesso de uma para outra. Todos usaram máscaras, álcool nas mãos e não houve contato pele a pele. Temos certeza de que no máximo estavam presentes dez pessoas, até porque houve um número grande de abstenção de participantes” garantiu.

Número de Casos

Segundo o Informe Oficial Coronavírus divulgado na tarde desta quinta-feira (18), Cabrobó teve até agora 88 notificações de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Destes, 49 foram descartados, 22 estão em investigação. O município conta agora com 17 casos confirmados, uma recuperação e um óbito.