Volta do comércio, serviços, áreas de lazer e esportes funcionarão em sistema de bandeiras em Petrolina

0

Conforme o Nossa Voz já havia adiantado, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou em uma live transmitida através do seu perfil no Instagram no fim da tarde desta sexta-feira (29), um plano de reabertura gradual do comércio na cidade. As medidas acontecem em acordo com o Governo de Pernambuco e Ministério Público Estadual. “A gente tem procurado somar todos os esforços para salvar vidas”, comentou o prefeito reforçando que a gestão estadual também iniciará na próxima semana um plano de retomada econômica. As ações na cidade sertaneja serão regulamentadas através do decreto nº 37/2020.

Segundo o prefeito de Petrolina, as decisões são pautadas em números e estudos de âmbito nacional e internacional considerando onde outras cidades erraram e os acertos para implementar as medidas apresentadas nesta sexta. O planejamento, porém, está aberto a sugestões dos setores produtivos, visando cada vez mais seu aperfeiçoamento. “Plano é maleável e pode ser adaptável a depender da necessidade”, reforçou.

Entre as exigências para funcionamento estão:

  • Uso de máscara pelos funcionários e clientes
  • Distanciamento entre as pessoas no local
  • Teto de ocupação (número máximo de pessoas no estabelecimento com segurança, incluindo funcionários e clientes)
  • Higienização
  • Uso obrigatório de EPIs
  • Proteção dos funcionários dos grupos de risco
  • Uso do Dycovid
  • Afastamento dos casos positivos e suspeitos de infecção do novo coronavírus
  • Atendimento diferenciado para clientes do grupo de risco
  • Aferição de temperatura dos funcionários
  • Testagem dos trabalhadores
  • Disponibilizar álcool em gel a 70% ou preparações antissépticas ou sanitarizantes

De acordo com o detalhamento apresentado por Miguel, cinco fases serão cumpridas com a sinalização de bandeiras. Atualmente, com a manutenção apenas dos serviços essenciais, Petrolina encontra-se na bandeira preta.

A partir de segunda (01), inicia a primeira fase com implementação da bandeira vermelha. Setores não essenciais da administração pública, comércios e serviços funcionarão com 50% da sua capacidade. Parque Josepha Coelho, Orla, templos religiosos, também seguem a mesma regra.

Transporte público terá toda a frota em circulação porém estão classificados na bandeira amarela e só poderão rodar com 75% da sua capacidade de passageiros. Táxis, mototáxis e transporte por aplicativo terão bandeira azul, com 100% de funcionamento, mas só poderão transportar pessoas que estejam usando máscaras.

Na segunda fase, a partir do dia 15 junho,  estarão autorizados a funcionar em bandeira vermelha (50% da capacidade) os bares e restaurantes. Os primeiros setores liberados em 1° de junho passam a bandeira amarela, com 75% de funcionamento.

Em 1° de julho, em bandeira vermelha, funcionarão outros setores de lazer como bibliotecas, cinema, clubes, ilhas. Bares e restaurantes passam a bandeira amarela. E os primeiros setores liberados para funcionamento parcial atingirão a bandeira azul, retomando 100% da sua capacidade.

Se tudo correr bem, sem aumentos alarmantes de casos positivos da Covid 19, a previsão é que a partir de 31 de agosto, Petrolina tenha 100% das suas atividades restabelecidas.

Miguel Coelho ressaltou ainda que as consequências da reabertura serão analisadas constantemente. Assim, caso haja um considerável aumento na proliferação do novo coronavírus com ocupação   dos leitos reservados para pacientes positivados para a doença, os avanços planejados para a retomada econômica retrocederão.

Sobre o setor educacional, o gestor por fim revelou que as aulas, tanto no setor público quanto privado, seguirão suspensas.