Votação de requerimento termina com acusação de “maracutaia” e apelido de “baixinho”

0
(Foto: Arquivo)

Na sessão virtual desta terça-feira (11), presidida por, Ronaldo Cancão, tudo seguia tranquilo. Conhecido por um controle mais rígido do tempo dos pronunciamentos, o vice-presidente da mesa diretora tentou manter calmos os ânimos dos parlamentares presentes na reunião virtual. Mas, na discussão dos requerimentos em destaque, a situação fugiu ao controle.

Em pauta havia 15 solicitação dessa modalidade. Mas duas delas causaram o pedido de votação em separado. O primeiro deles foi o requerimento do líder da situação, Aero Cruz, que propôs a aprovação de uma moção de aplausos para o cantor Gusttavo Lima. A justificativa é que o artista em seus shows e lives tem sempre se referido a Petrolina e ao trabalho que o prefeito Miguel Coelho vem exercendo na sua gestão.

O líder da oposição, Paulo Valgueiro, então, pediu destaque alegando que Gusttavo Lima teria sido remunerado para fazer tais citações. Os governistas negaram. A moção de aplausos foi aprovada por 15 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.

Maracutaia x baixinho

Entretanto, a polêmica maior aconteceu quando a vereadora, Maria Elena, pediu destaque ao requerimento nº 259/2020, de autoria do vereador, Gilmar Santos, que solicitava uma audiência pública para “discutir a situação das providências necessárias para a regulamentação da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/20) no município de Petrolina”. De acordo com Elena, não havia a necessidade de prover tal debate, diante dos encaminhamentos já feitos pela administração municipal.

Em meio a votação nominal, o vereador Paulo Valgueiro foi favorável a realização da audiência pública. Ele também questionou se a bancada de situação quer fazer “maracutaia” com a cultura, ao reprovar o documento.

A afirmação incomodou Maria Elena que rebateu, alegando que “pessoas acostumadas com a prática de maracutaia querem transferir responsabilidade”. “ Para o meu lado não viu seu vereador. Maracutaia eu não aceito e sei quem fazia”, afirmou a parlamentar exigindo respeito.

Valgueiro não deixou barato e disparou: “Faz maracutaia e faz roubo”.

Elena então retrucou: “Aprenda a fazer oposição, seu baixinho”.

O presidente em exercício, Ronaldo Cancão buscou encerrar o bate boca e cobrou respeito entre os vereadores.

Por fim, o requerimento nº 259/2020 foi reprovado por 13 votos contrários e cinco favoráveis.