Vídeo: Bolsonaro volta à Petrolina para ampliação de perímetro irrigado

0
(Foto: Reprodução)

Em sua tradicional live de quinta-feira (03), o presidente Jair Bolsonaro, comemorou os desdobramentos da inauguração da nova etapa da Transposição do Rio São Francisco. A partir dessa obra, foi possível garantir segurança hídrica para milhares de nordestinos, de acordo com os dados repassados por Marinho. Ao lado de Bolsonaro estava ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Inclusive, foi através dele que veio a boa notícia sobre uma nova visita do presidente à Petrolina, para inaugurar a ampliação do perímetro irrigado no município.

“Nós temos em Pernambuco a questão de fruticultura, isso também vai potencializar a fruticultura no sertão nordestino todo, ali na região do Cariri. E o que você tem a dizer sobre o sabor da fruta nordestina?”, questionou Bolsonaro.

Rogério Marinho então, aproveitou para destacar a importância da transposição na também na transformação econômica das regiões. “Essa obra está permitindo que uma série de perímetros irrigados, que é uma agricultura irrigada com alto valor agregado para a região de semiárido, sejam estabelecidos. Além de água tratada na torneira das pessoas que não tem. Aliás é a questão do marco do saneamento que também enfrenta esse problema”, destacou.

Segurança hídrica e Marco do Saneamento

“Estamos tratando da segurança hídrica de 4,5 milhões de pessoas que moram na região metropolitana da Fortaleza com a chegada das águas ao (Rio) Jati e a sua integração ao cinturão das águas. Estamos falando da adutora de Vertente Litorânea na Paraíba. São mais 400 mil pessoas com segurança hídrica, com água nas torneiras. Adutora do agreste lá em Pernambuco, enfim, isso é uma obra fantástica de segurança hídrica para toda aquela região”. Na oportunidade, o ministro exaltou a vitória obtida com a aprovação do marco do saneamento. “Desde 2016 se arrastava no Congresso Nacional essa discussão”.

Segundo o ministro, também será possível contar com o apoio da iniciativa privada, pois, a nova regulamentação traz segurança jurídica para a formação das PPPs.

números positivos do agro

Ainda duranta a transmissão ao vivo, Bolsonaro relembrou os números advindos do setor agrícola Brasileiro. “A boa notícia vem do agronegócio, como sempre, o agronegócio está sempre lá na frente. Nós tivemos saldo positivo de R$ 7,4 bilhões para o mês de junho, que em grande parte vem do agronegócio, onde o pessoal não parou de trabalhar. Enquanto no Brasil parece que houve uma competição de governadores para ver quem parava mais”.

Nova visita à Petrolina

Aproveitando o gancho, o ministro do desenvolvimento regional revelou parte da agenda que o presidente cumprirá em Petrolina. “O senhor brevemente estará em Petrolina anunciando a ampliação de área do perímetro irrigado. Já são 120 mil hectares no Vale do São Francisco, mais de 300 mil empregos e o senhor vai anunciar a ampliação lá do perímetro e de áreas em outros Estados do Brasil. Semana passada nós liberamos recursos para perímetros irrigados no norte de Minas, então estamos fazendo um trabalho bastante extenso, integrados com o Ministério da Agricultura e o resultado está aí, a agropecuária está dando um resultado extraordinário para todos nós”, comemorou.

A data da nova visita de Bolsonaro a Petrolina ainda não foi divulgada.