Casa de Parto de Petrolina terá nome da parteira Maria das Dores

0
O equipamento público está localizado em frente ao Hospital Universitário (HU). (foto: Emerson Leite/divulgação PMP)

Durante a sessão ordinária por videoconferência de ontem (23), os vereadores de Petrolina aprovaram o Projeto de Lei que nomeia a Casa de Parto do município. O equipamento, que levará o nome da parteira Maria das Dores, atenderá gestantes de baixo risco para partos naturais e tem inauguração prevista para os próximos dias.

Segundo informações da prefeitura, o Centro terá capacidade de realizar cerca de 150 partos por mês, desafogando o atendimento do Hospital Dom Malan/Imip. Serão cinco leitos, funcionando em tempo integral, cinco apartamentos individuais, salas de vacina, sala de cuidados ao recém-nascido, área de deambulação (local de passeio das grávidas), recepção e setor administrativo.

Homenageada

Maria das Dores atuou por muitos anos como parteira no Hospital Dom Malan e em outras comunidade do município. Para o líder do governo Miguel Coelho na Câmara, Aero Cruz (MDB), a homenagem é justa.

“Dona Maria das Dores fez muito na sua missão de ajudar as mulheres a trazerem seus filhos ao mundo em nossa cidade. O prefeito fez certo em colocar no equipamento o nome de uma pessoa humilde e de muitos serviços prestados na sua função”, justificou Aero.

O PL, de autoria do poder executivo, teve 15 votos favoráveis e uma abstenção.

A abstenção

A vereadora Cristina Costa se absteve da votação, argumentando que já existe um projeto aprovado que dava à Casa de Parto o nome de Isabel Cristina Oliveira (PT). “Não sou contra. Acho justa a homenagem”. Mas, considerando o projeto já existente, a parlamentar acredita que esse novo PL configura ” falta de respeito”.

Isabel Cristina foi deputada, vereadora e vice-prefeita de Petrolina. Ela faleceu em janeiro de 2016 após perder a luta contra o câncer.