Diretor da Chesf tranquiliza população e comemora volume útil de Sobradinho: “O Nordeste está exportando energia”

0

Diante da continuidade dos boatos sobre um suposto rompimento da barragem de Sobradinho, o programa Nossa Voz desta segunda-feira (30) trouxe um novo esclarecimento acerca da fake news disseminada diversas vezes através de um áudio compartilhado por WhatsApp. O diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, fez questão de tranquilizar a população, destacando que toda a estrutura permanece sem danos, com capacidade para comportar todo o volume de água previsto para o período úmido, que segue até abril de 2021.

“Estamos começando o período úmido agora, então e expectativa é de que comece a chover na bacia, e o reservatório de Sobradinho hoje está em 50%. Então, mesmo que venham a acontecer muitas chuvas, nós temos um volume vazio que pode suportar toda essa água que venha durante o chamado período úmido que vai até abril de 2021”, explicou.

Fiscalizações

Especula-se que os boatos sobre o rompimento da barragem se originaram de treinamento ocorrido recentemente no local. Ao Nossa Voz, João Henrique ressaltou que esses eventos acontecem com frequência e de acordo com a necessidade. “Nós temos muito cuidado com os nossos empreendimentos. Nós cumprimos a legislação, a regulamentação. Somos fiscalizados, tivemos recentemente uma fiscalização que recomendou todos os procedimentos que adotamos e dentro deles existe a necessidade de fazer alguns treinamentos, simulações, que são próprios do processo de segurança de um empreendimento dessa natureza”.

Com o procedimento mais recente foi possível constatar que as equipes estão preparadas para qualquer eventualidade. “Fizemos essa simulação e com ela constatamos que estamos completamente adequados para emergências que trabalhamos para que não venham a acontecer. Até porque, os reservatórios do setor elétrico, especialmente Sobradinho, tem um monitoramento, acompanhamento das equipes, tem grandezas que são monitoradas. Então, fazemos esse monitoramento periodicamente como ações preventivas, mas nada que ofereça preocupação para a sociedade”.

Exportando energia

Diferente do que ocorreu em anos anteriores, o volume atual na barragem está proporcionando à Região Nordeste a possibilidade de exportar energia elétrica para outras regiões. As regiões Sul e Sudeste, que agora vivenciam o período de seca, estão sendo abastecidas pela Chesf.

“No último ciclo nós tivemos chuvas que fizeram com que o reservatório de Sobradinho chegasse a 94% de capacidade de armazenamento de água. Esse fato foi muito relevante para o momento que o país, que o Brasil está vivendo, porque quem está tendo seca agora são as regiões Sul e Sudeste. Então, aquilo que aconteceu durante um período aqui na nossa região, está acontecendo no presente momento no Sudeste e no Sul. E aí vem a vantagem do sistema interligado brasileiro, você tem uma rede elétrica toda interligada através do sistema de produção e da mesma forma que o Nordeste teve uma contribuição, recebendo energia durante a época de seca do São Francisco, agora o Nordeste está exportando energia mandando em até determinados períodos até 5 mil/MW de energia para outras regiões do país”, revelou.