Ligado no Agro: Brasil exportou mais de 50 mil toneladas de manga no primeiro semestre

0
(Foto: Embrapa Semiárido/divulgação)

Com uma demanda maior e a interrupção no fornecimento de países concorrentes, a manga brasileira alcançou bons resultados no quadro geral de exportações. É o que atesta o doutor em Economia, pesquisador da Embrapa no mercado de manga, João Ricardo Lima.

Numa analise direta do primeiro semestre, a comercialização da fruta no exterior gerou lucro de U$$ 53,5 milhões. O montante supera a média histórica que gira em torno de U$$ 49 milhões. “Não foi o melhor ano, tivemos melhores. Mas, foi um volume considerado relevante”, aponta o pesquisador.

A afirmativa se justifica pelo fato de que o volume exportado foi maior que em anos anteriores. De acordo com João Ricardo, de janeiro a junho deste ano, 54 mil toneladas de manga foram vendidas fora do país, o que também está acima da média histórica, que é de 42,9 mil toneladas.

Portanto, “a gente mandou muito mais frutas do que em outros anos e recebeu mais ou menos a mesma coisa, dado os preços que foram menores. E justamente no período de março e abril, quando enviamos as maiores quantidades, foi quando os preços estavam mais baixos”, explicou.

Produtores comemoram

Por outro lado, os produtores não tiveram prejuízos. Ao contrário, até celebraram a manutenção dos valores alcançados. “No primeiro semestre tivemos dois momentos bem diferentes no mercado de manga: entre os meses de março e abril, com preços considerados ruins, muito baixos, e depois com dois preços, em maio e junho ajudando a reduzir os problemas de rentabilidade dos meses anteriores. A demanda, que era a maior dúvida, foi considerada muito boa, principalmente depois de maio, quando países africanos, como a Costa do Marfim, tiveram problemas e saíram mais cedo do mercado. Entretanto, a maior dificuldade ainda é em relação ao transporte aéreo, pelo número reduzido de voos. Do ponto de vista dos produtores, os preços foram excelentes, retirado um pequeno período do mês de março”.

Ligado no Agro

Em suma, se quiser saber mais sobre essa assunto, ouça a edição desta terça-feira (14) do informativo Ligado no Agro. A partir das 06h30, na 100,7 você tem um encontro marcado com ao agronegócio da região.