“Pouco entusiasmo em Petrolina, queremos virar essa página”, disse Miguel Coelho sobre Compesa

0

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho, fez um balanço de suas obras na cidade dos últimos 3 anos e 8 meses de sua gestão. Em entrevista ao programa Nossa voz, desta segunda-feira (03), ele falou sobre as ações de enfrentamento ao Covid-19, política e sobre a Compesa.

Questionado de como está o processo de disputa da municipalização da rede de saneamento e esgoto na cidade, ele informou que o Tribunal de Contas autorizou a licitação, mas exigiu uma consulta pública.

“Como o prazo terminou dia 31 do último mês, essa semana a ARMUP tá fazendo a validação dessas contribuições, mas até o dia 15, nós queremos colocar esse edital na rua. Como é um edital complexo a gente acredita que em meados de outubro a gente pode celebrar e virar essa página, porque pelo entusiasmo que a Compesa tem em Petrolina, acho que ela não tem a mínima condição de participar pra ganhar, então, com certeza, vai cair nas mãos de uma empresa mais agressiva no tocante a investimentos e manutenção preventiva”, destacou o prefeito.

O gestor comentou sobre a nova lei para universalização do saneamento básico que foi sancionada, no último dia (15), pelo presidente Bolsonaro, e sobre as críticas que a regulamentação vem recebendo no Estado de Pernambuco. Para ele, o Marco ” é importantíssimo”, e vem para aumentar a competitividade e o interesse da iniciativa privada. Segundo ele, “o Brasil não tem como assumir todas as obrigações”.

A cerca das críticas, Miguel considera “hipocrisia” fazer política com uma lei tão importante. “Enquanto tem deputados do PSB que reclamam, inclusive um aqui de Petrolina que fala muita besteira em relação ao Marco do Saneamento, o governador Paulo Câmara elogia a região metropolitana, então, porquê o povo do Recife tem mais direito do que o povo do Agreste, Sertão e Zona da Mata? Essa incongruência é muito injusta e não dá pra ter dois discursos. Ou é bom, ou é ruim, e se o governador elogia, tá faltando avisar os liderados dele, como deve se comportar, até porque eu não consigo entender como uma pessoa vota contra o Marco do Saneamento. Independente de questões ideológicas, o Marco vem para gerar emprego, mais água encanada, mais saneamento”, defendeu.

O prefeito tratou de diversos outros assuntos que você confere posteriormente em novas matérias.