Superintendente da Caixa em Petrolina explica calendário de saque emergencial e alerta para golpes

0
Foto: Arquivo Nossa Voz

Na manhã desta terça-feira (14), o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Paulo Lira, participou do programa Nossa Voz para tirar dúvidas a respeito dos serviços emergenciais em época de pandemia. Sobre o novo calendário de saque, Paulo explicou que a novidade é referente àquelas pessoas quem foram aprovadas no lote 3, ou seja, quem recebeu o auxílio entre os dias 16 e 17 de junho. “No momento está sendo liberada a primeira parcela de quem foi aprovado no terceiro lote, e não a terceira parcela do primeiro”, afirmou. “Sobre o lote 1, ele ainda terá a primeira parcela paga em espécie. Já foi creditada na poupança digital, mas o saque só poderá ser feito a partir do dia 18 de julho”, completou.

A ouvinte Eliana Alves, do N7, teve o auxílio aprovado e a previsão de recebimento, segundo ela, era dia 09 de junho. No entanto, ela alega que não consegue realizar transferências. Lira explicou que, inicialmente, era preciso identificar o lote de aprovação. “Pelo que ela está falando, pode ter sido o lote 4, esse mais recente que foi aprovado no início de junho. Portanto, o auxílio para este lote está liberado para pagamentos e compras, mas para transferência, ainda não. Transferência só será liberada junto com a autorização para saques”, disse. Logo, é importante identificar em qual lote os beneficiários estão inseridos para acompanhar o calendário corretamente.

O superintendente também explicou que existem dois tipos de calendário. Um que é referente ao crédito na poupança digital – segundo Lira, todos os beneficiários foram contemplados nesse – e outro para pagamento em espécie.

Calendário de Pagamento em Espécie

  • 18 de julho estará liberado para saque ou transferência para os nascidos em janeiro;
  • 25 de julho, para os nascidos em fevereiro;
  • 01 de agosto, aniversariantes de março;
  • 08 de agosto, para os nascidos em abril;
  • 15 de agosto, para os nascidos em maio;
  • 29 de agosto, nascidos em junho;
  • 01 de setembro, nascidos em julho;
  • 08 de setembro, nascidos em agosto;
  • 10 de setembro para quem nasceu em setembro;
  • 12 de setembro para quem nasceu em outubro;
  • 15 de setembro para os nascidos em novembro;
  • E 19 de setembro para quem nasceu em dezembro.

A respeito da onda de golpes envolvendo serviços como Mercado Pago, Lira ressaltou a importância da preservação dos dados pessoais. “Não forneçam suas informações pessoais para terceiros. Muitas pessoas estão perdendo seus auxílios, quando na verdade, pelo próprio aplicativo da Caixa é possível fazer compras em vários supermercados na cidade, além de mercadinhos e farmácias”, explicou. Lira também afirmou que o aplicativo da Caixa está habilitado para o pagamento de contas essenciais, como energia e água.

De acordo com o superintendente, são mais de três milhões de lojistas em todo o país que tem seus estabelecimentos autorizados a receber pagamentos dos aplicativos da Caixa.

A respeito de cadastros que ainda constam em situação de análise, Paulo Lira explicou que há algumas possibilidades. “Pode ser que essa pessoa ainda não tenha recebido uma parcela. Outra questão é que alguns cadastros precisaram da inclusão de mais dados para uma nova análise. Há também quem se cadastrou nesse último lote, portanto, estes também estão em análise”.

Para saber mais informações sobre o calendário do auxílio emergencial, bem como saque excepcional do FGTS e PIS, clique aqui.