“Agosto Dourado”: Centro de Parto Normal de Petrolina incentiva o aleitamento materno

0
Foto: Divulgação

Em alusão à campanha ‘Agosto Dourado’, o Centro de Parto Normal Maria das Dores de Souza, em Petrolina, deu início às ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. O nome da campanha foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês.

Durante todo o mês de agosto, o Centro de Parto Normal realizará atividades educativas durante a visita vinculada das gestantes e puérperas, dialogando em forma de roda de conversa sobre as temáticas que envolvem o aleitamento materno. As atividades começaram nesta terça-feira (4), com a participação da equipe de Nutrição e Enfermagem da unidade, explanando a importância, benefícios, mitos e verdades que envolvem a prática da amamentação.

Essas atividades visam intensificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, como ressalta a médica e diretora do Centro de Parto Normal de Petrolina, Renata Teixeira. “O leite materno é um alimento fundamental nos primeiros meses de vida da criança. Entre as vantagens, destacamos o menor risco de infecções e da mortalidade infantil, melhor desenvolvimento do sistema cognitivo do bebê, recuperação física materna mais precoce, além de ser o momento ideal para estreitamento dos laços afetivos entre a mãe e seu filho. Até seis meses de vida, nenhum outro alimento ou líquido será necessário além do leite materno”, destaca a médica, lembrando que, a partir dessa idade, as mamães podem iniciar a fase de introdução alimentar. “Porém, o leite materno pode e deve ser mantido até os 2 anos de idade”, finaliza.