Após caso peste suína no Piauí, Adagro vai fiscalizar animais de Afrânio

0
(foto: shutterstock/reprodução internet)

Depois da confirmação do primeiro caso de peste suína clássica no Piauí, a Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) deve intensificar a fiscalização nas propriedades com suínos em Afrânio-PE. Além de fazer fronteira com o Piauí, a cidade sertaneja possui 768 propriedades com suínos.

Ao todo são 5.871 cabeças de suínos criados no município, e entre 5% a 10% desses animais estão situados justamente na fronteira com o estado do Piauí.

A Adagro em Pernambuco confirmou que a fiscalização deve começar na próxima segunda-feira (15), já que a única maneira de deter a doença é através da vigilância epidemiológica e o controle de trânsito.

O caso

O caso de peste suína classica foi diagnosticado em Lagoa do Piauí-PI. A doença foi confirmada em uma propriedade que tinha 13 animais, destes, sete morreram e os demais apresentavam sintomas da doença.

Piauí é o segundo estado no Nordeste a apresentar a doença. O primeiro foi o Ceará que teve 44 focos. Todos os animais com suspeita da peste foram sacrificados como medida preventiva.

A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies. Os principais sintomas da doença são: lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos (tremores nas patas), conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza. (com informações do G1)