Após polêmica, profissionais que irão atuar com alunos autistas em Petrolina passam por capacitação

0
Estão participando do curso os profissionais recém-convocados na última seleção simplificada e as equipes que já possuem experiência e desejam atualizar seus conhecimentos. (foto: divulgação PMP)

A Secretaria de Educação de Petrolina iniciou ontem (17) a primeira turma do curso de Aperfeiçoamento em Autismo para profissionais de apoio aos estudantes com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino. O curso já havia sido anunciado pela gestão municipal em meio a polêmica envolvendo o fim dos contratos dos assistentes de autistas que atuaram na rede municipal por dois anos. O grupo de assistentes até se organizou e foi na Casa Plínio Amorim na semana passada tentar sensibilizar os vereadores e a Secretaria municipal de Educação, mas não tiveram sucesso.

Para capacitar os profissionais que vão dar apoio nas salas de aula, a formação será ministrada, até março, para quatro turmas com o quantitativo de 40 profissionais por grupo. O curso é ministrado pela presidente da Associação de Amigos e Mães de Autistas do Vale do São Francisco, Janille Carvalho e pela educadora da SEDUCE na área de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Alexsandra Alves.

A capacitação tem carga horária de 80h e garantirá certificados de formação para os profissionais que vão dar apoio aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ainda segundo a prefeitura, estão participando do curso os profissionais recém-convocados na última seleção simplificada e as equipes que já possuem experiência e desejam atualizar seus conhecimentos de forma prática e dinâmica.