Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está com estoque quase vazio

0
(foto: reprodução)

O Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan (Biama/HDM/IMP) está, no momento, com o seu estoque quase zerado. Por isso, a unidade materno-infantil, que faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC/Unicef) e apoia a amamentação exclusiva, faz um apelo à toda população para que as mamães que tiverem leite em abundância e estejam gozando de boa saúde possam doar o alimento essencial para recém-nascidos e prematuros.

Para doar basta preencher os requisitos, como: estar amamentando; ser saudável; não usar álcool ou outras drogas; não fumar e não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação. Estando apta, a doadora pode entrar em contato com o Biama, através do telefone (87) 3202-7002, de domingo a domingo, incluindo feriados, das 7 às 18h.

A equipe do Biama vai à casa da doadora, faz todos os esclarecimentos e entrega o kit para doação, que inclui touca, máscara e vidros esterilizados. Duas vezes por semana o carro do HDM faz a coleta na casa das mães doadoras. “Essa mãe também pode se dirigir ao Biama para fazer a ordenha e obter mais informações, se for o seu desejo”, informa a enfermeira gerente do Banco, Kaliane Medeiros.

O Biama do HDM/IMIP de Petrolina atende por mês, em média, 50 crianças entre recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, recém-nascidos infectados, recém-nascidos com imunodeficiência e recém-nascidos com alergia a proteína do leite de vaca. Para isso, necessita de, no mínimo, 40 litros de leite mensais. “Geralmente a gente fecha o mês com 30 litros, mas em alguns períodos como esse as doações caem bastante. Só estamos conseguindo liberar de 2 a 3 litros por semana”, revela a profissional.

“E para aumentar esse baixo estoque só contando com a sensibilização das mamães de Petrolina e região”, constata Kaliane. Além da receptação e distribuição do leite humano, o Biama também trabalha com consultas de amamentação, palestras e ações que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno.

Vale frisar que o leite materno fortalece a imunidade; diminui os riscos de alergias; evita cólicas; previne doenças futuras; combate a anemia; ajuda no desenvolvimento cognitivo; desenvolve a arcada dentária; e ajuda no crescimento dos prematuros.

Funcionamento do Biama HDM/IMIP

Interno: 24 horas.
Externo: todos os dias das 7 às 18h, inclusive finais de semana e feriados.
Coletas externas: às terças e sextas-feiras.
Contato: (87) 3202-7002.