Beneficiário do ‘Minha Casa, Minha Vida’ coloca à venda imóveis em Petrolina

0
(Foto: Aline Santos/ WhatsApp)

Unidades residenciais que deveriam beneficiar pessoas de baixa renda como a mãe de família Aline Santos de Sá, que vive de aluguel há 11 anos e que sonha em ter a sua casa própria, relatou, através do WhatsApp do Nossa Voz, nesta quinta-feira (23), que os Residenciais Monsenhor Bernardino e Pomares em Petrolina, estão sendo alvos de compras, trocas e vendas online.

Atualmente, a comunitária reside com seu filho de 08 anos de idade, no bairro José e Maria, Rua Rio caboclo na referida cidade.

De acordo com Aline, essa prática está se tornando comum nas redes sociais. “Há quase uma década estou aguardando por uma oportunidade, enquanto isso, vejo nas redes sociais pessoas vendendo e alugando as casas que ganharam. No dia 21, vi uma outra pessoa oferecendo nas plataformas online uma casa no Residencial Pomares, esse Residencial tem pouco menos de um mês. Eu me pergunto, como é essa fiscalização da Prefeitura?”

Indignada com a situação, a moradora desabafa. “Tantas famílias, tantas mães solteiras esperando para ganhar um apartamento, uma moradia dessas e não conseguem. Enquanto outros ganham e nem merecem. Será que eu, e outras pessoas que pagam aluguel não podem ter uma oportunidade também?”

Em nota enviada ao Nossa Voz, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação informou que “as moradias do ‘Minha Casa, Minha Vida’ não podem ser abandonadas, vendidas ou alugadas até que tenham sido quitadas junto à instituição financeira responsável e, conforme previsto em contrato, as parcelas devem ser pagas em 10 anos. Lembra ainda que quem fizer a aquisição do imóvel não terá ele regularizado, pois sua titularidade será da pessoa sorteada até a conclusão desse período. Além disso, de acordo com o regulamento do programa do Governo Federal, quando a venda é constatada, a moradia deve ser repassada para uma família que aguarda na lista de espera. Destaca ainda que a fiscalização da prefeitura vai verificar a denúncia e, se necessário, notificar o banco responsável pelo empreendimento para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis”.

Programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida

É uma iniciativa do Governo Federal que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias com renda familiar bruta de até R$ 7.000,00 por mês. Em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos, o programa vem mudando a vida de milhares de famílias brasileiras. Saiba mais.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)