Celpe anuncia sistema pioneiro para Petrolina em reunião na FIEPE

0
(foto: Clas)

Em dezembro Petrolina será a primeira cidade do estado a receber o sistema de Automação Inteligente de Rede (AIR), um projeto pioneiro da Celpe que vai propiciar a recomposição automática do sistema elétrico durante uma falta de energia ou falha no sistema. A novidade foi anunciada na tarde desta quarta-feira (16/10) pelo gerente de Operações da concessionária em Petrolina, Hugo Vidal, durante a reunião mensal do conselho empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – URSF/FIEPE.

De acordo com o gerente, a nova ferramenta vai utilizar inteligência artificial e algoritmos avançados, além de equipamentos de rede, para isolar a falha recompondo o sistema e devolvendo o fornecimento de energia elétrica ao cliente em questão de minutos. “Nós vamos trazer com isso segurança operacional, para nosso trabalhador e qualidade no fornecimento, principalmente no bom atendimento aos clientes”, ressaltou.

Durante a reunião, o representante da Celpe apresentou ainda uma visão geral da companhia destacando que a região de Petrolina, mais 16 municípios, totaliza 800mil habitantes, 332 mil clientes, que representa 9% do consumo no estado. Depois de abordar um pouco sobre tarifa de energia, investimentos em redes de distribuição, linhas e infraestrutura, o gestor encerrou citando a escola de capacitação para eletricistas, em parceria com o SENAI-PE e os canais de atendimento através do site e aplicativos, onde é possível solicitar serviços e segunda via além de consultar consumo e débito.

O diretor regional da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, afirmou no encerramento do encontro que o segmento da indústria recebe com entusiasmo os novos projetos da companhia em Petrolina e região. “O questionamento feito pelos conselheiros e as respostas apresentadas aqui nos mostram uma companhia bem mais comprometida com o desenvolvimento regional e o anúncio desse novo sistema nos anima a seguir em frente transformando a nossa Petrolina numa cidade muito mais iluminada”, concluiu Nascimento. (com informações Clas)