Coronavírus: atendimento virtual é opção para evitar superlotação de postos de saúde em Petrolina

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A Prefeitura de Petrolina vem trabalhando em várias frentes no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para evitar a superlotação dos postos de saúde nesse período, a gestão municipal criou a Sala de Teleorientação, que está na segunda semana de funcionamento no município. O serviço online acontece por meio de agendamento para pessoas que apresentem sintomas gripais, como febre, tosse e coriza.

Essa plataforma ajuda a detectar casos suspeitos para Covid-19 e oferece orientação especializada por vídeo com profissionais de saúde e informa sobre medidas de enfrentamento à pandemia. Está disponível no site petrolina.tisaude.com e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. O serviço tem recebido uma média de 30 interações diárias de pessoas com sintomas ou buscando orientações sobre qual serviço de saúde devem procurar.

“É mais um canal de comunicação para a população. Tudo isso para que os cidadãos possam receber orientação sobre qual o momento correto para procurar unidade de saúde. Ao receber as dúvidas e queixas de uma pessoa, o profissional de saúde da teleorientação tem a chance de fazer uma orientação prévia e, na maioria das vezes, solucionar casos que possivelmente iriam para a triagem presencial sobrecarregando o atendimento e aumentando a demanda por recursos”, explicou a secretária da pasta, Magnilde Albuquerque.

Se, após a avaliação virtual, o profissional constatar a necessidade de direcionamento do paciente a uma unidade de saúde, será acionado o corpo médico da gestão municipal para acompanhar o caso. “Não é simplesmente um repasse de informações, nossos profissionais irão acompanhar esses cidadãos. Após a orientação, se não houver riscos, eles não irão precisar se deslocar ao serviço de saúde. Mas, caso tenha a necessidade, nossos profissionais estarão a postos para acompanhar o paciente de perto”, reforça a secretária.