Covid-19: Aplicativo de monitoramento ‘Liga Saudável’ será implantado em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

O prefeito Paulo Bomfim assinou nesta sexta-feira, 29, parceria com empresa que atua com tecnologia em saúde e está desenvolvendo o aplicativo Liga Saudável para monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19. O ato aconteceu no gabinete do Paço Municipal e contou com as presenças da secretária da Saúde Fabíola Ribeiro e do diretor executivo da Sisvale, Eugênio Marques.

“A nossa luta no combate à pandemia e para proteger a população é diária e essa parceria com a Sisvale, que é especializada em sistemas tecnológicos para a área da saúde, é mais um importante passo nesse sentido. Será mais uma ferramenta para a população interagir com a nossa rede de atendimento e assim ampliarmos as informações nesse enfrentamento ao novo coronavírus”, atesta Paulo Bomfim.

O aplicativo Liga Saudável permitirá ao cidadão e à cidadã juazeirense realizar uma autoavaliação do seu estado de saúde. “Essas informações serão encaminhadas para a nossa equipe de Vigilância em Saúde da Sesau e assim teremos mais uma fonte de dados epidemiológicos, com mapeamento dos bairros e distritos. Sem dúvida contribuirá para as nossas ações de gestão no enfrentamento à COVID-19”, explica a secretária Fabíola Ribeiro.

A Sisvale é uma empresa juazeirense do segmento health tech, que atua em busca de soluções para problemas de saúde por meio da tecnologia. “No nosso caso estamos focados em contribuir para a prevenção e diagnóstico, especialmente nessa pandemia. A Prefeitura, através da Sesau, já vem atuando com muita eficiência no combate ao novo coronavírus e propusemos essa parceria para que essa luta ganhe mais um aliado que é a tecnologia. Com o Liga Saudável o município poderá atualizar seus boletins diários de maneira mais rápida e automatizada”, pontuou Eugênio Marques, responsável pela implantação da ferramenta.

A metodologia de funcionamento do aplicativo já está sendo alinhada entre os técnicos da empresa e equipe da Vigilância em Saúde e a expectativa é de que o Liga Saudável já esteja disponível a partir da próxima semana. “Essa ferramenta tecnológica disponibilizada por uma empresa juazeirense nos ajudará a mapear o status do vírus no município mediante um planejamento estratégico e evidência cientifica. E isso resultará num dado de grande relevância que é a referência geográfica dos casos confirmados da COVID-19”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau Juazeiro, Tatiane Malta.

—