Cristina Costa faz apelo contra ação da Guarda Municipal de Petrolina com uso de spray de pimenta

0
(foto: Nossa Voz)

A vereadora Cristina Costa (PT) trouxe um relato para a sessão plenária desta quinta-feira (14) sobre a Guarda Civil de Petrolina e o “spray de pimenta”. Através de um encaminhamento, Cristina lia a pedido de uma pessoa que dizia ter ficado feliz ao ir almoçar no Restaurante Popular da cidade quando encontrou a viatura da Guarda Municipal fazendo segurança no local, quando tentavam retirar do restaurante um homem aparentemente alcoolizado e insistia em comprar comida.

Segundo ela, os guardas tentavam conduzir o rapaz para fora e sem conseguirem em meio a fila de clientes que aguardavam, esses guardas atiraram spray de pimenta no homem, atingindo outras quatro pessoas, inclusive a moça que encaminhou a carta para Cristina. “O homem caiu imediatamente e eu não conseguia respirar e nem abrir os olhos, foi a pior sensação que já vivi. Sem esperar, sem motivo algum cidadãos que esperavam na porta de um restaurante atingidos por um produto que não sabemos que consequências trazem a saúde, pois homens treinados para garantir a segurança pública decidiram que para conter uma pessoa varias outras seriam atingidas”, continuou.

Após finalizar a leitura Cristina se dirigiu ao líder Aero Cruz, e o vereador Ronaldo Cancão, ela criticou que seja rediscutida a atuação do spray de pimenta. “Essa nova medida foi colocada em prática agora na gestão do prefeito Miguel Coelho, o secretário que ele trouxe de Recife instituiu e criou esse spray de pimenta aqui na população. Eu já fui vitima, não por ter jogado em mim, mas para combater trabalhadores e vi prontamente quando o secretário jogava no evento Grito dos Excluídos, no chão. Eu peço providências do dialogo no uso do spray de pimenta para que a imagem da Guarda Municipal não seja arranhada e o respeito do cidadão que está na fila não possa ser atingido”, concluiu.