Decisão do TSE pode abrir caminho para Odacy Amorim na Câmara dos Deputados

0
(foto: reprodução)

Depois que o Tribunal Superior Eleitoral decidiu cassar, na última semana, uma coligação que teria utilizado de fraude na composição para que a cota de 30% de candidaturas de mulheres fosse alcançada na última eleição, as atenções se voltaram para a possibilidade da cassação da coligação para deputado federal composta pelo PSL, PRTB, PHS e PV, que elegeu Luciano Bivar e Fernando Rodolfo em Pernambuco.

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral decidiu, na última terça-feira (17), cassar toda a coligação que se uniu para a disputa ao cargo de vereador de Valença do Piauí (PI) na eleição municipal de 2016. Levando em conta que Pernambuco está em curso um inquérito da Polícia Federal para apurar esse suposto esquema de candidaturas laranjas do PSL, a história pode se repetir e mudar a bancada pernambucana na Câmara dos Deputados.

Em Pernambuco, se Luciano Bivar e Fernando Rodolfo forem cassados, as duas vagas seria a absolvidas pela coligação composta pelo PSB/PC do B/MDB/PSD. Assim, Milton Coelho (PSB), primeiro suplente e chefe de gabinete do governador, garantiria uma vaga. A segunda cadeira seria do PT e o favorecido seria Odacy Amorim, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).