Espaços públicos em Petrolina são opções de lazer nas férias escolares; Confira

0
(Foto: Jonas Santos/ Ascom)

O último dia letivo do ano de 2019 da rede Municipal de Ensino de Petrolina foi nesta quinta-feira (19). A partir de agora, milhares de estudantes estão oficialmente em férias e com bastante tempo livre. Pensando em opções de lazer e entretenimento para a garotada, a Prefeitura de Petrolina selecionou algumas dicas de lazer pela cidade gratuitas e abertas à comunidade. 

Parque Municipal Josepha Coelho – Esporte e Lazer

Localizado bem no centro da cidade, o espaço é aberto todos os dias, incluindo feriados, das 5h às 22h. O Parque conta com parquinho infantil; academia das cidades; pista de skate; quadra de vôlei; quadra futebol de areia; pista de cooper; quadra de tênis; churrasqueiras; campo de futebol society; quadra de futsal e basquete. O equipamento é completamente arborizado e possui vigilância da Guarda Civil Municipal. 

Jardim Sensorial

Ainda no Parque Municipal, a garotada pode vivenciar uma experiência inclusiva. Construído com uma fonte de água, canteiros com plantas para aguçar todos os sentidos e pedras, a estrutura do Jardim Sensorial é destinada, em especial, a pessoas com deficiência. Além de encantar pela beleza, o jardim é uma experiência, onde o visitante é convidado a passear descalço e de olhos vendados para estimular o paladar, o olfato, o tato, a audição e a visão.  O Jardim Sensorial funciona no mesmo horário do Parque Municipal Josepha Coelho. A entrada é gratuita. Visitas guiadas devem ser agendadas na Secretaria Executiva de Esportes, pelo telefone (87) 3862-2113.

Museu do Sertão – Cultura e História

Uma ótima dica é a visita ao Museu do Sertão que fica no centro da cidade. O equipamento é um dos mais antigos pontos de cultura de Petrolina e conta com um acervo com mais de 3 mil peças sobre a história do município e do homem sertanejo. O local funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Aos domingos, o funcionamento segue das 9h às 14h. Já nas segundas-feiras o local é fechado para manutenção. O Museu do Sertão fica na Rua Esmelinda Brandão, Centro (próximo ao Ministério Público). 

Ciclismo pela cidade

Os fãs do pedal também poderão aproveitar as férias passeando de bicicleta pela cidade. Petrolina já conta com mais de 10 km de malha cicloviária. As pistas exclusivas para ciclistas estão espalhadas pela cidade e também são uma ótima opção de lazer gratuito. O equipamento mais recente entregue pela Prefeitura de Petrolina fica no bairro Henrique Leite e conta com 1600 metros de extensão. (Com informações: Ascom/ PMP)