Estudo sugere que imunidade à Covid-19 pode desaparecer em alguns meses

0
(Reprodução)

Situação almejada por parte da população, a imunidade baseada em anticorpos, adquirida após a cura da COVID-19, desapareceria em alguns meses. A conclusão veio através de um novo estudo e poderia complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz de longo prazo.

“Este trabalho confirma que as respostas de anticorpos protetores em pessoas infectadas com SARS-CoV-2 (…) parecem decair rapidamente”, afirmou nesta segunda-feira o Dr. Stephen Griffin, professor associado da Escola de Medicina da Universidade de Leeds (Reino Unido).

Sendo assim, a vacina contra a covid -19 poderá ser ministrada em períodos determinados, como acontece com as influenzas. “As vacinas em desenvolvimento deverão, ou gerar proteção mais forte e duradoura contra infecções naturais ou ser administradas regularmente”, acrescentou o médico, que não participou do estudo.

“Se a infecção fornece níveis de anticorpos que diminuem em dois a três meses, a vacina potencialmente fará a mesma coisa e uma única injeção poderá não ser suficiente”, declarou a Dra. Katie Doores, principal autora do estudo, ao jornal Guardian.

O estudo do prestigiado King’s College de Londres, que ainda não foi revisado, foi publicado no site medrxiv.

Os pesquisadores estudaram a resposta imunológica de mais de 90 casos confirmados (incluindo 65 por testes virológicos) e mostram que os níveis de anticorpos neutralizantes, capazes de destruir o vírus, atingem o pico médio em torno de três semanas após o início dos sintomas, depois diminuem rapidamente.

De acordo com exames de sangue, mesmo os indivíduos com sintomas leves tiveram uma resposta imune ao vírus, mas geralmente menor do que nas formas mais graves.

Apenas 16,7% dos indivíduos ainda apresentavam altos níveis de anticorpos neutralizantes 65 dias após o início dos sintomas.

O estudo também tende a minar a hipótese de imunidade coletiva, que supõe uma proteção global, após uma alta porcentagem da população adquirir imunidade após ser infectada.