Investimento Europeu beneficiará 1,2 bi em eólicas no Nordeste; Casa Nova está na lista

0
Foto: Ari Versiani
(Foto: Divulgação/Ari Versiani/PAC)

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e o grupo espanhol Iberdrola anunciaram um investimento de 250 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bilhão) para a construção de parques eólicos da Neoenergia em cidades do interior da Bahia, Paraíba e Piauí nos próximos cinco anos. Na Bahia, os dois novos parques previstos serão em Casa Nova, no Norte do estado. 

A assinatura do contrato de concessão entre a instituição financeira (uma espécie de BNDES da União Europeia) ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), dentro do espaço onde é realizada a Convenção do Clima (COP25), em Madri, e foi acompanhada pelo CORREIO, que viajou à Espanha a convite da subsidiária brasileira da Iberdrola.

Segundo a empresa espanhola, a escolha da COP25 para anunciar as novas ações na área de energias renováveis visa cumprir a proposta da própria convenção, que defende a promoção de ações contra o aquecimento global por meio de investimentos em projetos de energia gerada por fontes renováveis.

A previsão é que Casa Nova, na divisa da Bahia com o Piauí e Pernambuco, receba as unidades Oitis 21 e Oitis 22 do complexo eólico de Oitis, que também tem unidades em Dom Inocêncio (PI). Juntos, os 15 novos parques eólicos (ver lista completa abaixo), incluindo o complexo de Chafariz, que começou a ser construído em outubro, gerem cerca de 2,3 mil novos postos de trabalho. (Fonte: Correio da Bahia)