Justiça será acionada para reparar moradora de casa demolida pela prefeitura

0
(foto: Karine Paixão/Nossa Voz)

No Nossa Voz desta segunda-feira (26) conversou com João Vieira, que é filho de uma idosa que morava na Avenida das Nações em uma casa que foi demolida na última sexta-feira (23) pela prefeitura de Petrolina. Segundo o relato dele, a idosa de 61 anos, mora na casa há mais de 30 anos em um terreno cedido pelo Governo do Estado. “Essa construção existe há mais de 30 anos. Minha mãe já pegou essa construção pronta. Ela foi fazer uma reforma porque a estrutura tava caindo”, justificou.

De acordo com João, a reforma foi embargada pela prefeitura, a mulher buscou uma advogado pra liberar a obra juntos a Secretaria de Obras e, por isso, deu continuidade ao trabalho. Mas, em seguida, a prefeitura optou pela derrubada da habitação. “Chegaram lá se surpresa, com seis viaturas. Não houve aviso prévio. A ação até foi truculenta, até seguraram ela. (…) Ela não foi notificada, nenhuma informação prévia foi dada”, denunciou.

João Vieira espera que a mãe, que ficou desabrigada, receba a devida reparação, por isso vai acionar a Justiça. “Vamos entrar na Justiça pra mover o processo pra construir ou indenizar”, finalizou.

(foto: divulgação PMP)

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Petrolina informou ao Nossa Voz que a casa “estava sendo construída em espaço público de forma irregular. A obra foi embargada no mês de junho e a moradora foi notificada a fazer a retirada de todo material de construção. Entretanto, ela deu continuidade ao serviço, fazendo-se necessária a ação de demolição no local para garantia da ordem pública e segurança das pessoas que todos os dias circulam nas imediações da obra”.

A secretaria ainda explicou que para iniciar uma construção é necessário apresentar comprovação de propriedade do terreno, projeto com assinatura de responsável técnico atestando regularidade e segurança, além da emissão de licença municipal.