Mais de 60 estabelecimentos comerciais são fiscalizados no 1º dia de liberação gradual em Juazeiro

0
(foto: divulgação PMJ)

No primeiro dia de reabertura de parte do comércio em Juazeiro, ontem (1º), o movimento de clientes foi grande e as equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Guarda Civil Municipal estiveram nas ruas para garantir o cumprimento das determinações estabelecidas no Decreto.

Somente no primeiro dia, “mais de 60 estabelecimentos comerciais foram visitados pelas equipes de fiscalização e orientados quanto as normativas de funcionamento”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Gilson Araújo. Segundo o plano de retomada do comércio de Juazeiro, na primeira fase estão autorizadas a funcionar lojas em geral e outros estabelecimentos de áreas não essenciais, das 8h às 18h, de segunda a sexta, desde que atendam aos seguintes critérios:

*Permitir um cliente a cada 12,5 metros quadrados;

*Aferir a temperatura dos clientes na entrada das lojas;

*Uso de máscara por clientes e funcionários;

*Demarcação de posicionamento das pessoas nas filas com distância de 2 metros entre elas;

*Fornecimento de álcool em gel para clientes e funcionários;

*Proibição de consumo de produtos no interior dos estabelecimentos e controle do efetivo de trabalhadores.

Além disso, todos os estabelecimentos têm um prazo de 10 dias para se adequarem às normas estabelecidas e adquirirem os termômetros.

Idosos, crianças e doentes crônicos

Pessoas com idade superior a 60 anos, inferior a 12 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas ficam proibidas de frequentar os estabelecimentos durante a pandemia e os estabelecimentos devem comunicar através de cartazes. Em caso de denúncias sobre comércio funcionando de forma indevida as pessoas podem ligar para os números (74) 3612-3583, 9 9198-3908, 9 8808-6818 e 153.