Músicos da Philarmônica 21 de Setembro animam bloquinhos de rua no Carnaval de Petrolina

0
(Foto: Divulgação)

Ao longo do Carnaval de Petrolina, dezenas de músicos da região vivem em clima de maratona pra dar conta de tantos bloquinhos e shows durante os dias da folia de Momo. Alguns desses talentos são frutos de um dos maiores patrimônios culturais do município: a Philarmônica 21 de Setembro. De forma democrática, a orquestra centenária reúne músicos de diversas gerações que durante todo o ano encantam o público do Vale do São Francisco.

Com agendas lotadas, os integrantes se dividem para garantir a alegria dos foliões tanto nas programações promovidas pela Prefeitura de Petrolina, através das iniciativas da Secretaria Executiva de Cultura, quanto das suas agendas particulares. Um desses exemplos é seu Francisco Dias, servidor público aposentado.

O Titico, como é popularmente conhecido, é uma das figuras ilustres da Philarmônica 21 de Setembro. Componente da orquestra há mais de 40 anos, o músico sempre foi um apaixonado pelo Carnaval.  Antigo integrante da tradicional Orquestra de Frevo de Petrolina, hoje, seu Francisco comanda a “Bandinha do Chicão”, também já conhecida dos foliões da cidade.  “Nossa agenda começou na primeira quinzena de fevereiro onde nos apresentamos no bloco “Os que ficaram”. Temos ainda mais algumas apresentações ao logo do carnaval animando outros bloquinhos de rua. A gente que gosta da música quando fica de fora de uma festa assim, fica um sentimento entranho. Quem gosta, não pode ficar de fora”, destaca.

Para o maestro da Philarmônica 21 de Setembro, Hélio Lima, o período de Carnaval é uma ótima oportunidade para os componentes da orquestra mostrarem todo seu talento e diversidade musical. “A gente fica feliz com a quantidade de artistas petrolinenses que estão se destacando no cenário regional e também nacional difundindo a cultura de Petrolina. É gratificante saber que nossos músicos da Philarmônica 21 de Setembro estão conseguindo mostrar seu trabalho e ganhar um extra nesse período de Carnaval. Isso comprovação a força do desenvolvimento cultural de Petrolina nesses últimos quatro anos. Nosso município precisava ser novamente impulsionado culturalmente e neste momento do Carnaval, a gente consegue perceber isso. A Philarmônica 21 de Setembro e seus músicos estão felizes com esse momento ímpar da história da centenária”, destaca