“Não existe lista fake. Fake aqui é a polêmica”, diz reitor eleito da Univasf

0
(foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

No Nossa Voz desta segunda-feira (18), o atual vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Télio Nobre Leite falou sobre os próximos passos do processo de escolha da nova reitoria da Univasf. A entrevista acontece em resposta aos representantes da Chapa 2, que levaram para a imprensa a denúncia de uma suposta tentativa de exclusão na lista tríplice, que deve encaminhada para o presidente Jair Bolsonaro escolher os novos reitor e vice da instituição de ensino.

Segundo o professor Télio Leite, que foi o reitor mais votado pela comunidade acadêmica da Univasf na consulta informal, não existe a chamada lista fake. “Não existe lista fake. Acho que é um termo bastante desrespeitoso. O que é fake aqui é a polêmica”, declarou.

Segundo Télio Leite, a própria Chapa 2 reconheceu a vitória e a legalidade do processo eleitoral, mas guarda uma esperança . “Eles querem estar na lista tríplice porque há esperança deles serem nomeados, mesmo derrotados”, destacou o vice-reitor.

Ainda segundo o representante da Chapa 3, não existe qualquer impedimento dos membros da Chapa 2 se inscreverem na eleição do Conselho Universitário. “O Conselho deliberou que tenha a ampla possibilidade de inscrição. (…) Não é verdade que nós estamos tentando impedir a inscrição, até porque não temos esse poder”, garantiu.

O acordo feito entre duas das quatro chapas foi de que o grupo derrotado, não colocaria o nome para apreciação do Conselho Universitário. De acordo com Télio Leite, isso seria feito justamente para garantir que os candidatos que não foram legitimamente eleitos pela comunidade acadêmica, acabem nomeados pelo presidente. O professor ainda destacou que foi justamente isso que aconteceu em 6 de 14 processos eleitorais pelo Brasil.

O fato é que, segundo Télio Leite, todo o processo eleitoral está dentro da legalidade. No próximo dia 28 deste mês, o Conselho Universitário vai se reunir pra definir a lista tríplice. E por fim, em março, o presidente Bolsonaro decidirá os nomes do reitor e do vice.