OMS: Mundo deve se preparar para uma “eventual pandemia”

0
(Foto: Reprodução)

O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu ao mundo que se prepare para uma “eventual pandemia” do novo coronavírus. “Temos que nos concentrar em conter (a epidemia), enquanto fazemos todo o possível para nos preparar para uma eventual pandemia”, afirmou  Ghebreyesus, em Genebra.

O diretor manifestou ainda “profunda preocupação” com o aumento súbito de casos na Itália, Irã e Coreia do Sul. Na China, país onde o novo tipo de coronavírus surgiu, já foram anunciadas mais 150 mortes provocadas pela patologia, elevando a 2.592 o total de vítimas fatais pela epidemia em território chinês.

O presidente do país, Xi Jinping, considerou essa a “maior emergência de saúde” na China desde a fundação do regime comunista em 1949.

O Brasil não apresenta casos de coronavírus confirmados, apenas registrou suspeitas em estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Ceará. Como medida preventiva, o País, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde, chegou a atualizar os critérios de doação nos bancos de sangue.