Oncologista fala de mitos e verdades sobre Câncer de Mama no Nossa Voz

0
(foto: Milena Pacheco/ Nossa Voz)

Em pleno Outubro Rosa, a prevenção do câncer de mama ganha mais espaço na mídia e, infelizmente, também gera alguns boatos que acabam confundido e aterrorizando as mulheres. Para falar sobre esse tema, o Nossa Voz desta terça-feira (08) recebeu o médico oncologista, John Mário.

De acordo com o médico, o câncer de mama é uma doença multifatorial, provocada tanto por fatores que já nascem com a mulher, quanto por fatores externos, que são os fatores do meio ambiente. O ideal para combater a doença, além da prevenção é garantir o diagnóstico precoce. “Ele representa chance de cura de até 98%, é feito através do rastreamento de exames de imagens como a mamografia a partir dos 40 anos de idade”.

“Já o autoexame é considerado um exame acessório que vai ajudar no auto conhecimento da própria mama. ele deve ser feito mensalmente, de 7 a 10 dias após o período menstrual. para aquelas mulheres que não tem mais menstruação, ela escolhe uma data fixa pra fazer o autoexame”, explicou o oncologista.

Sobre os mitos mais disseminados, o médico citou alguns que estão na moda e acabam prejudicando as mulheres. “Existem alguns que estão mais na moda no momento. Como o que diz que a radiação da mamografia é prejudicial, que causaria a doença, uso de desodorante e uso de sutiã. Nada disse é verdadeiro”, pontuou o médico.