Ouricuri e Araripina no Araripe voltam para a 4a fase do Plano de Convivência

0
(Foto: Cidinha Medrado/VPFM)

As cidades de Ouricuri e Araripina, voltaram para a fase 4 do Plano de Convivência com o novo coronavírus do Governo do Pernambuco. As novas medidas de flexibilização surgem depois do isolamento rígido (fase 2) determinado pelo estado, por causa da crescente em casos graves da Covid-19 na região, com maior necessidade de novos leitos de UTI.

Nesta fase, os setores autorizados a funcionar devem adotar o novo protocolo obedecendo determinações de distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação. Deverá ser mantida a distância mínima de 1,5 m; escalonamento de horários de funcionários que devem evitar compartilhamento de objetos; dividir as equipes de trabalho em grupos para evitar aglomerações; no caso de filas, demarcar os espaços no chão e manter barreiras físicas no caso de atendimento direto aos clientes. As empresas também continuam com o fornecimento de álcool 70%; uso e fornecimento de máscaras; além de limpeza e desinfecção de superfícies tocadas, áreas comuns e banheiros de uso coletivo. As empresas devem comunicar a todos os trabalhadores e clientes sobre os procedimentos em relação à doença. Segundo o governo, a fiscalização será mantida como a que é feita atualmente, em ações conjuntas com órgãos estaduais e municipais.

A fase 4 do plano de reabertura permite, além dos serviços essenciais, o funcionamento do varejo de bairro; varejo de centro; centros comerciais, praças de alimentação e comércio atacadista no sistema de delívery.

As lojas de material de construção avançam do delivery para abertura normal, seguindo protocolo de higienização e distanciamento entre os clientes. Todas essas liberações são introduções da fase 4, a 4.1 e 4.2 entre outras e se tudo ocorrer bem, as cidades avançarão com novas liberações.