Jornalista reclama de atendimento no HU e levanta suspeita de manipulação de dados da Covid-19; hospital responde

0
(foto: reprodução)

O jornalista Cleiton Nunes procurou o Nossa Voz para denunciar problemas no atendimento médico que a mãe dele recebeu no Hospital Universitário de Petrolina (HU). Segundo o relato de Cleiton, a paciente recebeu a visita do médico da unidade de saúde do bairro Loteamento Recife e o diagnóstico foi início de uma infecção. Por isso, ela foi encaminhada para o HU e foi lá que o problema começou.

Segundo a denúncia do jornalista, o médico plantonista desconsiderou o diagnóstico anterior e disse que havia suspeita de Covid-19. “Quando chegou no hospital de traumas (atualmente HU), o médico que estava de plantão, simplesmente antes de testar, indicou que seria Covid e a encaminhou para ficar na Policlínica. (…) Quando eu tentei contato com o superintendente do Hospital, através da assessoria, não tive sucesso. Disseram que o caminho era a ouvidoria. E eu fiquei desesperado, porque minha mãe estava lá correndo aquele risco todo. E só depois que a notícia veio à tona, através da rede social, foi que o hospital se manifestou. Até a infecção de minha mãe foi curada porque deram alta e a informação que eu tenho é que ela está sendo preparada para ir para casa, depois de ter corrido todo esse risco”, relatou o jornalista.

De acordo com o relato de Nunes, a idosa foi exposta ao vírus sem que fosse feito qualquer exame. “Eu queria pedir, em nome de todos os petrolinenses, que seja reavaliada cuidadosamente essa questão. Porque a gente não precisa de números. Se o Hospital de Campanha for desativado sem uso, que bom, maravilha. Agora, tentar forçar a barra, tentar ignorar o encaminhamento de outro médico e não fazer os testes adequados como a gente supõe que isso tenha ocorrido? (….) Porque agora, é pedir a Deus que traga minha mãe sem ela estar contaminada”, pontuou.

E o HU?

Em nota encaminhada ontem (18), o HU negou qualquer hipótese de manipulação de dados para elevar o número de notificações para Covid-19 e garantiu que segue os protocolos do Ministério da Saúde para identificação e tratamento dos pacientes, sejam eles suspeitos ou confirmados, com Covid-19”.

Além disso, “todos os dados estatísticos são produzidos tecnicamente e encaminhados, diariamente, aos órgãos fiscalizadores como: os Ministérios Públicos dos estados de Pernambuco e Bahia e para a Secretária Municipal de Saúde de Petrolina para acompanhamento dos números” e que “o Setor Jurídico do Hospital Universitário já está analisando o caso e tomará as medidas cabíveis”.