Pernambuco já tem 127 casos de Sarampo confirmados

0
(foto: reprodução)

Nesta quarta-feira (20), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou mais um balanço epidemiológico do Sarampo em Pernambuco. Até 09 deste mês, foram notificados 1.056 casos no estado, com 127 confirmações e 447 descartes.

A maior parte dos municípios são oriundos da região da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste: Taquaritinga do Norte (34), Santa Cruz do Capibaribe (32), Caruaru (17), Vertentes (14), Toritama (11), Brejo da Madre de Deus (06), Frei Miguelinho (01), Gravatá (01) e Bezerros (01). Os demais são da I Geres, na Região Metropolitana do Recife (RMR): Recife (09) e Jaboatão dos Guararapes (01).

A SES-PE reforça que as ações de vigilância epidemiológica (investigação dos casos e vacinação de bloqueio), além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso, ou seja, independente do resultado laboratorial. A medida busca evitar o agravamento do caso e a propagação da doença.

A SES ainda garantiu que tem recebido normalmente a vacina tríplice viral do Ministério da Saúde e feito a distribuição aos municípios.

CAMPANHA
Até o próximo dia 30, a campanha de vacinação contra o sarampo voltada para adultos jovens de 20 a 29 anos. Essa população deve ter duas doses da vacina tríplice viral para estar devidamente protegida contra a doença.

A SES-PE reforça que os pernambucanos entre 6 meses e 49 anos ainda não vacinados ou que não completaram seu esquema básico também devem procurar os postos de saúde.