Petrolina se destaca na ressocialização de detentos em Pernambuco

0
(foto: divulgação PMP)

Em parceria com representantes do Patronato Penitenciário de Pernambuco, equipes da prefeitura realizaram um encontro no Parque Josepha Coelho nesta terça-feira (19) para estabelecer um diálogo com os apenados. No evento, a gestão teve o trabalho reconhecido como um dos melhores no estado.

Estavam presentes o secretário de serviços públicos do município, Alisson Oliveira; o superintendente do patronato, Josafá Reis; e o coordenador local da instituição, Geraldo Andrade. Na visita, Josafá reconheceu Petrolina como a cidade que melhor remunera os reeducandos empregados. “Hoje, a Prefeitura de Petrolina oferece o maior salário do estado para esses servidores. A gente consegue ver que é uma gestão de muito profissionalismo, mas também de muita sensibilidade, porque de fato há uma preocupação com a parte social e em dar oportunidades a essas pessoas”, comenta.

Atualmente, são 94 reeducandos empregados que realizam serviços públicos por toda a cidade, através da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA). Limpeza de praças, recuperação de calçadas, pintura, capinação e varrição são algumas das atividades realizadas pelos reeducandos. A ideia é reinserir essas pessoas no mercado de trabalho para que estes possam ganhar independência financeira e não voltem a cometer delitos.

Para o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, esse é um trabalho relevância social. “Petrolina se destaca, assim como Caruaru, quando o assunto é ressocialização. Sabemos do impacto que esse investimento pode ter na redução da reincidência criminal”, ressalta o gestor.