Petrolina terá Dia da Fibromialgia e atendimento preferencial a portadores

0
(foto: reprodução)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina desta terça-feira (28), foram aprovados dois projetos importantes para os portadores de fibromialgia que moram no município. De autoria do vereador José Batista de Gama, um deles institui o 12 de maio como o Dia Municipal da Fibromialgia. O segundo projeto garante atendimento preferencial, vagas de estacionamento e assentos nos transportes coletivos para os portadores da síndrome.

O diretor presidente da Associação dos Portadores de Fibromialgia, Fadiga e Dor Crônica do Vale do São Francisco, José Wilson Alencar de Oliveira, falou a importância dessas conquistas. “Um deles é dar conhecimento público, através da Lei Municipal do Dia da Fibromialgia e o outro projeto é a garantia de direitos”, comemorou.

Ainda segundo José Wilson, os portadores da síndrome convivem com várias dificuldades, embora a fibromialgia ainda não seja considerada um problema de saúde incapacitante. “Nós somos pra mais de 300 pessoas e a maioria não tem transporte próprio e não pode ficar em pé, com os braços erguidos porque não aguenta por causa da bursite, tendinite, hérnia na cervical, lombar…”, descreveu.

A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica em vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. A dor pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. “A fibromialgia é invisível aos olhos humanos e só quem tem sabe a dor e a dificuldade que é conviver com ela”, destacou o presidente a associação José Wilson.