Prefeito de Cabrobó volta a fechar comércio e determina toque de recolher

0
(Foto: Nossa Voz)

Diante do aumento do número de casos de contaminação pelo novo coronavírus, o Prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcante anunciou nesta quarta-feira (1°), adoção de novas medidas restritivas que serão válidas por 15 dias.

Entre as determinações do decreto municipal 42/2020, está a suspensão do funcionamento dos estabelecimentos comerciais, indústrias e de serviços, além da feira livre. Também volta a ser proibida a realização de eventos, culturais, esportivos e religiosos (realização de cultos e missas) com aglomeração de mais de 10 pessoas.

Uma das novidades do novo decreto é o horário de funcionamento dos supermercados e mercadinhos, que vão abrir para o público de segunda a sexta, das 12 às 19 horas. Esses estabelecimentos estão proibidos de abrir aos sábados e domingos.

Toque de recolher:

Além das restrições ao funcionamento do comércio, o prefeito também decretou o “toque de recolher” em todo o território do Município de Cabrobó, com a proibição dos deslocamentos no período entre as 22 horas e às 5 da manhã.

Bares, restaurantes e lojas de materiais de construção poderão funcionar no sistema de entrega em domicílio. Para quem precisar de produtos da área da construção ou prevenção de incêndios, ainda poderá ser oferecida a opção de coleta.

Postos de combustíveis, farmácias, bancos, lotéricas e serviços de fornecimento de água mineral e gás de cozinha, poderão funcionar normalmente desde que adotem medidas de higiene para proteger funcionários e cliente. O uso de máscaras e disponibilidade de álcool gel a 70% é prioridade.

Durante entrevista concedida ao Programa Nossa Voz da Rádio Grande Rio Fm Cabrobó, o Prefeito Marcílio Cavalcante defendeu as medidas como única forma de conter a proliferação do novo coronavírus na cidade. “Nós pensamos tudo isso em reuniões com o CDL, Ministério Público, Secretaria de Saúde e todos foram a favor de fechar o comércio. Se não der certo mudamos, se daqui há 10 dias acharmos que podemos rever o decreto, vamos rever. Nós vamos atender a sociedade, temos um canal aberto com os comerciantes. Eu briguei para abrir o comércio, agora eu vou ser obrigado a fechar. Se eu não fechar, Cabrobó vai viver uma situação horrível. Imagine perder um amigo, um familiar, uma pessoa querida. Tenho que fechar, minha obrigação é fechar” defendeu.

Nesta quarta-feira (1°), foi confirmado o segundo óbito de paciente com o novo coronavírus, residente em Cabrobó. Segundo a Secretaria de Saúde, a morte ocorreu na cidade de Petrolina. O paciente fazia hemodiálise em Salgueiro, onde esteve internado e teve resultado positivo para Covid-19. De acordo com o último boletim divulgado pela pasta, o município tem atualmente 71 casos confirmados contaminação pelo novo coronavírus.