Primeiro Selo SIM de Casa Nova vai para Casa de Queijo do projeto Lago de Sobradinho

0
N(Foto: Ilustração)

Na manhã deste sábado (18), no Sítio Terra Seca, em Casa Nova-BA, será realizado a solenidade de entrega do certificado de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para a Casa de Queijo Nia Leite de Cabra. Este é o primeiro Selo SIM emitido no município, sendo uma importante conquista para a produção familiar na região.  A Casa de Queijo Nia Leite de Cabra é uma das estruturas viabilizadas por meio do Projeto Lago de Sobradinho, gerenciado pela Embrapa Semiárido e pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), com o apoio do município.

O negócio familiar, tocado por dona Regiane e seu Aldeir, foi aprimorado através de capacitações do projeto, que desde 2010 apoia agricultores do entorno do Lago, beneficiando direta e indiretamente mais de 13 mil produtores rurais. Antes da iniciativa, a produção no Sítio Terra Seca era de dois queijos por dia, e o casal tinha dificuldades de infraestrutura e no manejo dos animais. Com as orientações adequadas e melhorias nas instalações, dona Regiane viu a produção multiplicar por seis, trazendo também qualidade aos queijos que já se tornaram referência em Casa Nova.

 “A participação no projeto Lago de Sobradinho foi um divisor de águas. Com a parceria da Embrapa e da Chesf, os treinamentos e o acompanhamento da propriedade, estamos crescendo a cada ano. Esse certificado veio confirmar que estamos no caminho certo”, diz Regiane. 

O Selo comprova que a área de produção do laticínio passou por inspeções e melhorias fitossanitárias exigidas pelo órgão de fiscalização, processo necessário para receber o aval da Secretaria de Agricultura de Casa Nova, podendo rotular os produtos de fabricação caseira e comercializá-los no município, dentro do padrão exigido. 

Atualmente a propriedade produz uma variedade de queijos de leite de cabra que agradam paladares exigentes. Além do queijo tradicional, há opções gourmet como o banhado ao vinho, o queijo com orégano e o com carne seca. Para o futuro, a produtora espera dobrar o volume de processamento da Casa de Queijo, agregando valor e diversificando com novos produtos feitos a partir do leite de cabra.