Representantes do IPA rebatem críticas, refutam privatização e comentam falta de diálogo com a prefeitura de Petrolina

0
O gerente Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), João Batista Carvalho e o supervisor do IPA, Carlos Alberto Possídio participaram do Nossa Voz. (foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

O gerente Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), João Batista Carvalho e o supervisor do IPA, Carlos Alberto Possídio participaram do Nossa Voz desta quarta-feira (09) para falar das ações e parceiras que estão sendo firmadas em Petrolina e nos outros cinco municípios da região que a unidade do IPA atende (Afrânio, Dormentes, Santa Maria, Lagoa Grande, Orocó). O representantes do instituto também responderam a algumas críticas feitas ao instituto como a falta de participação na Operação Carro Pipa, além dos boatos de privatização do Laboratório de melhoramento genético de Arcoverde.

IPA fora da Operação Carro-Pipa
“Nesse momento o IPA não vai operar com carro-pipa, eu acredito que o IPA não vai mais operar e, talvez, se acontecer, não vai ficar mais no IPA. A Operação Carro-pipa saiu em 2015 porque, muitas vezes, um veterinário, um técnico, um agrônomo, um assistente social estava cuidando de carro-pipa e deixando de assistir o pequeno agricultor. Então, essa operação quando saiu do IPA foi pra Defesa Civil, então eu acredito que não vai voltar mais pra o IPA”, afirmou João Batista.

Críticas do vereador Zé Batista da Gama ao trabalho dos extensionistas do IPA
“Eu lamento profundamente que o professor Zé Batista, que foi extensionistas, trabalhamos 12 anos juntos na antiga EMATER, um cara que é muito amigo do corpo técnico do IPA, inclusive foi professor de muitos técnicos que estão aí no IPA. Os técnicos ficaram muito chateados, eu lamento muito Batista. Eu apoiei ele na campanha e vários colegas também, todos receberam essa notícia com muita tristeza. Em todo lugar de Petrolina que você andar, tem ações do IPA. Se você fala mal do IPA, se for um vereador, um secretário, em vez dele crescer, eu acho que ele perde até a credibilidade”, lamentou o gerente regional do IPA.

Redução de repasses do Governo Federal
“Ações do IPA são bem diversificadas, a gente atua em diversos seguimentos com nosso público alvo que são os agricultores familiares. E a gente percebe, ao longo desses últimos dez anos, de certa forma, um fortalecimento da agricultura familiar, que estava esquecida. E mais recentemente a gente percebe também uma queda dos recursos, inclusive do Governo Federal, que tem um impacto direto nas nossas ações. Os repasses de recursos que o IPA recebia, nos tempos áureos, o orçamento do IPA era em torno de R$ 100 milhões, hoje tá em torno de R$ 25 milhões”, pontuou o supervisor do IPA, Carlos Alberto Possídio.

Parcerias nos municípios
“Onde acontece parcerias com os municípios, como Dormentes, Afrânio, Lagoa Grande a gente, a gente percebe um salto de qualidade nos trabalhados do IPA. Em Petrolina existe, mas é uma parceria incipiente. Temos parcerias, por exemplo, no PAA, no Garantia Safra. (…) Nós do IPA só conseguimos atingir as nossas metas com parcerias”, destacou Carlos Possídio.

Falta de diálogo com a Secretaria de Agricultura de Petrolina
“O IPA está de portas abertas, o IPA sempre foi aberto pra essa questão de parceria. Todos os eventos que a gente têm, a gente convida o secretário. (…) Depois que passam as eleições, a gente tem que desmontar o palanque e trabalhar em parceria. Os maiores parceiros que a gente tem são as prefeituras, os sindicatos, os conselhos, as câmaras de vereadores. Então, nós estamos abertos. Na hora que Simão (Durando) quiser nos procurar, nós estaremos lá, o tempo todo de portas abertas”, afirmou João Batista, que encerrou o assunto, convidando Simão Durando pra sentar, conversar e firmar parceiras.

Boatos de privatização do Laboratório de melhoramento genético de Arcoverde
“Não teve intenção nenhuma de se privatizar nada dentro do IPA. Pode ter alguma parceria, algo assim, mas não se fala em privatizar. Todo pessoal pode ficar tranquilo que no IPA não tem privatização em coisa nenhuma”, garantiu o gerente regional do IPA, João Batista.