Retirada das barracas: prefeitura diz que trabalhadores serão transferidos

0
Barraqueiros dizem que a desocupação foi feita sem aviso prévio. (foto: Karine Paixão/Nossa Voz)

A Prefeitura de Petrolina garantiu nesta quarta-feira (29) que os trabalhadores informais que ficavam nas barracas na rua Abílio Dias, no Centro serão transferidos para a rua Padra Fraga. Segundo a prefeitura, as barracas estavam impedindo a circulação de veículos pela via que dá acesso ao Viaduto dos Barranqueiros e ao bairro Atrás da Banca.

Ainda segundo a prefeitura, a ação é uma solicitação antiga da comunidade que alega que o espaço estava sendo usado por usuários de drogas e bandidos.

Ao Nossa Voz, a presidente da Associação dos Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina (Afeabacap), Elane Gomes, “isso aqui são pais de famílias, são pessoas que dependem disso pra viver”.

Desocupação foi feita na noite de terça-feira (28) (foto: PMP)

A prefeitura diz que o objetivo da ação foi liberar o trânsito na via já que, segundo a gestão municipal, apenas dois ambulantes estavam trabalhando diariamente no local. Mas para a presidente da Afeabacap, o motivo foi outro. Seria na verdade uma retaliação encabeçada pelo vereador de Petrolina, Aero Cruz, que é líder do governo Miguel Coelho na Casa Plínio Amorim.

Barraqueiros afirmaram que a retiradas das barracas foi uma retaliação do vereador Aero Cruz. (foto: arquivo Nossa Voz)

“Simplesmente nós fomos pegos de surpresa. Na verdade houve uma polêmica entre mim e o vereador Aero Cruz. Ele disse que quem manda em Petrolina é ele o prefeito Miguel e se achou no direito de me chamar de golpista. E eu me achei no direito de me defender. (…) mas antes dessa polêmica, a gente sempre teve esse entendimento com a prefeitura”, assegurou Elane Gomes.

De acordo com a representante dos barraqueiros, tudo começou durante um cadastramento de ambulantes. Uma pessoa, que segundo Elane Gomes é próxima ao vereador, teria reclamado do pagamento de taxas à associação e buscou Aero Cruz. E em um áudio, o parlamentar teria dito que as pessoas não deveriam pagar a associação. “Todo mundo tem certeza que foi uma retaliação sim”, afirmou.

De acordo com os ambulantes, além da prefeitura não informado previamente sobre a desocupação, as barracas foram destruídas. “Eu tava em casa dormindo e recebi a notícia. Cheguei aqui e vi ferro retorcido, quebrado e lona cortada com facão”, descreveu o barraqueiro Ivan ao Nossa Voz.

“Esse material que foi comprado com o dinheiro deles [barraqueiros]. Porque tira primeiro o pão da boca das pessoas pra depois providenciar outro espaço?, questionou Elane Gomes. Ainda de acordo com a representante do grupo, há muito tempo os ambulantes não conseguem trabalhar com tranquilidade no local já que sofrem ameaça por causa do tráfico de drogas. “O certo era ter tirado os bandidos e não que tá trabalhando”, reclamou um dos barraqueiros.

De acordo com o barraqueiro conhecido como Bolacha, desde que foi construído o Mercado Turístico, na gestão do ex-prefeito Odacy Amorim, os ambulantes se instalaram na rua Abílio Dias. “Só promessas e promessas. Chegaram aqui tiraram como se a gente fosse bicho. São mais de 50 ou 60 pais de família que dependem daqui”.

A presidente da Afeabacap disse que já tem uma reunião marcada com a prefeitura. E o próximo passo é fazer um novo cadastro e aguardar as instruções da gestão municipal.

O Nossa Voz deixa o espaço aberto para o vereador Aero Cruz que foi citado na reportagem.