Sangue de doadores do Hemope será testado para Covid-19

0
Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília
(foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O governo de Pernambuco vai começar a testar o sangue de quem fizer doação para o Hemope, para monitorar a pandemia do novo coronavírus no estado. A medida é um inquérito de soroprevalência de anticorpos anti-Sars-Cov-2, para saber quantas pessoas já tiveram contato com o vírus.

A medida foi anunciada, ontem (1º), pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, durante coletiva de imprensa transmitida via internet. “Uma das premissas de fazer a flexibilização é ampliar bastante nossa capacidade de testagem, com compra de equipamentos, máquinas. Estamos fazendo um programa de inquérito de soroprevalência em doadores de sangue do Hemope, para monitorar a prevalência da pandemia na população”, destacou Schwambach.

Em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o projeto terá um período de 12 meses e analisará amostras de janeiro a maio de 2020 e as coletas feitas entre junho e dezembro de 2020. Ao todo, serão testadas 18 mil amostras de doadores de sangue para avaliar a frequência de anticorpos.