Santa Maria: Prefeitura libera abertura de bares, restaurantes, lanchonetes e academias

0
Foto: Arquivo/Nossa Voz

O secretário de saúde de Santa Maria da Boa Vista, Nelson Eduardo, esteve reunido nesta segunda-feira (24) com a equipe da prefeitura para discutir a possibilidade de reabertura de bares, restaurantes, lanchonetes e academias no município. Após uma longa reunião onde foram analisadas algumas questões e ficou decidido que o município vai ceder e a partir desta quarta-feira (26) fica permitido a reabertura dos estabelecimentos citados.

Os supermercados e mercadinhos poderão funcionar das 8h às 19h. Já as padarias, farmácias, serviços de saúde, funerárias, serviços bancários, casas lotéricas e postos de combustíveis poderão funcionar em qualquer horário, segundo o decreto municipal.

Bares, restaurantes e lanchonetes não poderão realizar qualquer tipo de evento que possa formar aglomerações, a exemplo de shows ou qualquer outro tipo de apresentação. O empresário deverá ainda se atentar quanto a distância que as mesas devem ser mantidas umas das outras, que é de 1,5 (um metro e meio). As mesas devem ter no máximo 10 pessoas, além disso todos os funcionários e prestadores de serviços deverão utilizar máscara.

As academias deverão ter também as limitações, entre elas um aluno a cada 10 metros quadrados, marcar com fita adesiva o espaço em que cada aluno possa se exercitar, disponibilizar álcool 70% para higienização dos alunos. O funcionamento deverá ocorrer de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, já aos sábados das 8h às 14h.

No decreto justifica que Santa Maria da Boa Vista conseguiu controlar os índices de disseminação da doença, possibilitando assim a retomada de funcionamento do comércio. Ao Nossa Voz, Nelson Eduardo lembrou a população que caso os números aumentem de maneira rápida, essas medidas serão repensadas e o comércio poderá voltar a sofrer restrições

Anderson Guimarães/Nossa Voz